Como estudar a Bíblia?

Vivemos dias difíceis no mundo, vemos muitas pessoas procurando ajuda para resolverem seus problemas, e acaba decepcionado quando não conseguem suas repostas. Em meio este caos mundial existe um livro que traz todas as respostas para nossas perguntas, que nos auxilia à ter uma vida melhor, porém existe certa dificuldade em estudar e entende-lo, sim estamos falando da Bíblia sagrada. Vamos neste artigo dar algumas dicas de como ler e estudar a palavra de Deus.

A Bíblia não é um livro como outro qualquer, ela tem sua importância para humanidade, no aspecto histórico e Espiritual, muitos estudiosos, nem um pouco religiosos estudam a Bíblia em busca de respostas para história mundial. Porem creio que seu intuito de ler esta escritura sagrada é crescimento pessoal e espiritual, para um entendimento da Bíblia existem alguns passos a seguir.

Como estudar a Bíblia

Para estudar a Bíblia é necessário comunhão com Deus

Interessante lembrar você querido leitor que a Palavra de Deus, traz relatos para nosso crescimento Espiritual e comunhão com Deus, muitos leem a Bíblia de Genesis a Apocalipse, porém não conseguem chegar a nenhuma conclusão. Esse fato se dá devido existir, um certo preparo Espiritual antes de começar a sua leitura.

Vivemos uma luta espiritual constante em nossas vidas, quando um Cristão toma a iniciativa de ler e estudar a Bíblia o inimigo se levanta. Então, antes de começar seu estudo faça uma consagração a Deus, peça ajuda a ser celestial, para que aja uma compreensão deste livro, e todo levante do inimigo cai por terra, pois quando começamos a ler a Bíblia a primeira coisa que vem é sono, pessoas querendo conversar, tudo para tirar seu foco e atenção, lembre-se, nossa guerra não é contra a carne e o sangue, busque ajuda de Deus antes de iniciar seu estudo.

A Bíblia é de origem espiritual é necessário comunhão com seu Criador, para o entendimento abrangente.

Para estudar a Bíblia são necessários Bons Livros

Como já foi dito a Bíblia é livro Inspirado por Deus, através do Espirito Santo aos seus escritores, são 66 livros escrito por cerca de 40 escritores diferentes, em época e culturas diferentes.

A necessidade de bons livros no acompanhamento do estudo Bíblico, se da devido algumas palavras que não existe em nosso vocabulário atual, metáforas, fatos históricos em outros. Por esse motivo é interessante você possuir algumas literaturas para auxilia-lo no estudo, para não haver um desamino inicial, devido o não entendimento do que se esta lendo.

Livros que recomendo para inicio de sua leitura: Um Dicionário Bíblico é indispensável, devido palavra fora do nosso vocábulo, por exemplo: Mosto= Bebida fraca, Largar=Lugar de malhar o trigo, Charco=Água parada, Apregoar=Proclamar, Côvado=Medida padrão de comprimento, Coze=Cozinhar, Coxo=Quem tem defeito numa das pernas. Essas e outras palavras aparecem na Bíblia, e devido não sabermos o que significa podemos não compreender o capitulo ou versículo, por isso é necessário um dicionário Bíblico.

Também se torna importante alguns livros que relatam fatos da cultura do livro que esta sendo estudado no momento, pois as culturas de escritas são diversas, por exemplo: Os cincos primeiro livros da Bíblia conhecidos como Pentateuco foi escrito por Moisés. Então é indispensável entendermos a cultural Egípcia, pois foi nessa cultura que Moisés foi educado e aprendeu a escrever, algumas palavras usadas por ele vem de sua cultura. Um livro muito bom que auxiliará você na compreensão do Pentateuco e o “Pentateuco” Por Paul Hoff, este livro me auxiliou e vai te ajudar também.

Para estudar a Bíblia é necessário entender sua cronologia

Quando analisamos a Bíblia, vemos organizada de Genesis a Apocalipse, imaginamos que se encontra nas ordens certas dos acontecimentos, porém não é bem assim, elas está dividida primeiramente, entre Antigo e Novo testamento.

Antigo Testamento;

Pentateuco: É formado pelos primeiros cinco livros da Bíblia, também chamado “Os Livros da Lei”, Genesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio.

Livros Históricos: Relatam desde a entrada em Canaã até o retorno dos cativeiros: Josué, Juízes, Rute, 1º e 2º Samuel, 1º e 2º Reis, 1º e 2º Crônicas, Esdras Neemias e Ester.

Poéticos: Obras literárias de cunho poéticos e de sabedoria: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.

Profetas Maiores e menores: Isaias, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel são estes os profetas maiores; Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias, esses são os menores.

O Novo Testamento: Evangelho, Históricos, Epistola e Proféticos.

Embora tenha essa divisão ela não se encontra de maneira cronológica, na verdade o grande problema cronológico encontra-se no Antigo Testamento, pois alguns dos livros que se encontram no final no Antigo Testamento, tais como os proféticos ou profetas maiores e menores, estes por sua vez estão se passando no período dos livros Históricos, então para uma melhor compreensão é necessário estudar o livros históricos juntos com os profetas.

O livro de Ester passa-se no momento que o povo estava cativo na Babilônia, seus relatos vão estar datados aproximadamente dos livros do profeta Daniel e Neemias.

Para estudar a Bíblia você pode ver alguns filmes

Meio incomum isto que vou escrever, porém é certo e facilitará seu entendimento da palavra de Deus, existem alguns filmes que nos ensina muito sobre a palavra de Deus. Porém torna-se evidente o acompanhamento Bíblico para verificação da veracidade o filme.

Alguns filmes como: Alexandre, Troia, Nero, O Nome da Rosa, Minissérie americana sobre a Bíblia, A Cruzada, entre outros. Lembrando que existe a necessidade da leitura Bíblica na sequencia para comprovar os fatos.

Alguns momentos na sua leitura, pare descanse a mente, mastigue o que foi lido e aprendido, e volte a estudar.

Enfim meus caros leitores, espero te auxiliados vocês e encorajados a lerem a Bíblia.

Como estudar a Bíblia?
4 (80%) 2 votes

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!