3 Características da Ceia do Senhor

Graça e a Paz a todos os leitores, com imenso prazer que escrevo novamente. Bom nos últimos dias temos sido questionado sobre a Santa Ceia ou Ceia do Senhor, qual maneira correta, porque uns fazem de uma forma e outro de outro jeito? Quem está fazendo correto? Quais maneias devemos ceiar ao Senhor?

Primeiramente quero informar que não analisarei igrejas ou religiões sim o que a Bíblia Sagrada menciona a respeito do tema.

Versão do Artigo Em Vídeo

Primeira característica!

Normalmente quando é ministrado uma Ceia do Senhor e feito a seguinte leitura;

E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lhe, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.” Lucas 22:19

O primeiro ato de Jesus é pegar o pão e dar graças, dizendo que é seu corpo que é dado por nós, existe um detalhe muito importante no pão que Jesus referiu-se á ser  seu corpo; se analisar os textos anteriores veremos que a Ceia foi instituída no dia da páscoa dos Judeus;

Chegou, porém, o dia dos asmos, em que importava sacrificar a páscoa.” Lucas 22:7

Verifique que texto refere-se ao dia dos pães Asmos. Que pão era esse? Vamos dar uma breve explicada  para entendermos a Ceia futuramente podemos escrever um artigos mais detalhado. Os pães asmos era o pão sem fermento como foi orientado por Deus aos Israelitas que estavam cativos no Egito;

Sete dias comereis pães asmos; ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.” Êxodo 12:15.

O fermento tem o significado de pecado, escravidão, mancha, então o pão da ceia não poderia ter fermento, pois seu simbolismo é o próprio Cristo sem mancha ou pecado algum;

“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,” 1Pedro 1:18.

Concluímos que o pão da Ceia deve ser especial diferenciado do mundo, pois Cristo foi diferente, não podemos simplesmente ir à padaria e comprar qualquer pão ou o mais bonito, precisamos ter essa atenção para não pecarmos contra Deus, pois Ele diz: Fazei isto em memória de mim, então querido tirem o pão doce e sovado da sua Ceia pois não foi isso instituído por Cristo.

Ceia do Senhor Jesus

Segunda característica

”E tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.” Lucas 22:20

Segundo ato de Cristo e pegar o Cálice dar graças e distribuir entre os discípulos, fazendo menção que é o fruto da vide que seria então o Sumo da Uva, importante parar e analisar essa questão; Jesus estava tomando vinho ou sumo da vide?

Tratando-se Jesus com certeza estava tomando o puro sumo como era de costume dos Judeus usarem o Suco antes da fermentação e sem adição de Álcool, então podemos verificar outro detalhe importante não podemos celebrar a Ceia do Senhor com qualquer tipo de Vinho ou Suco de uva deve ser o 100% sumo da uva e infelizmente existe poucas opção, não deve ter adição de açúcar, álcool, água ou qualquer outro tipo de conservantes, pois como o diz o texto esse é o Sangue de Jesus, limpo, purificado e purificador que tira o pecado daquele que beber, como podemos servi um Vinho com uma porcentagem que seja mínima de álcool em uma celebração que traz nos a memória o sangue de Cristo (pode alguém ser intolerante a bebidas alcoólicas e sair bêbado, aonde deveria sair limpo dos seus pecados?).

Devemos fazer segunda a vontade de Deus e vigiar, pois a palavra de Deus diz: mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!”

Terceira característica

Creio se acabasse por aqui todos estariam por satisfeito porém existe um detalhe pouco sendo cumprido e visto pelos lideres de igrejas deixando assim de lado uma parte muito importante na Ceia do Senhor que o próprio Jesus fez instituiu e deixo como exemplo, alguns deve esta se perguntado que parte é essa tão importante, vejamos;

No evangelho de João aquele que foi chamado de discípulo amado por Cristo, menciona algo muito importante para nossa vida cristã nos que diz respeito a Ceia;

“Levantou-se da ceia, tirou os vestidos, e, tomando uma toalha, cingiu-se.

Depois, deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhes com a toalha com que estava cingido.

Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço, não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois”. João 13:1-8.

No inicio do capitulo diz que a final da ceia Jesus levanta-se tirou seu vestido, pega uma toalha uma bacia e começa a lavar os pés dos seus discípulos, um ato inacreditável que faz com que Simão Pedro  tente impedir o mestre porém Jesus com toda singeleza responde a Pedro: o que faço não sabe agora, podemos ver Jesus em um sinal de humildade lavando os pés dos irmãos o que Ele queria nos ensinar com isso? Devemos seguir essa etapa também da Ceia? Como a bíblia não contradiz ela mesma através das palavras de Jesus traz para nós essas respostas;

“Depois que lhes lavou os pés, e tomou os seus vestidos, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.

Ora se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis, também, lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.” João 13:11-17

Deus é grandioso, depois dessa atitude ele senta e começa a explicar o que houve, creio que estavam todos pasmos e paralisados com tal feito do mestre. Ele sendo mestre lavou os pés dos seus irmão e nós hoje devemos fazer da mesma forma pois o último versículo é sensacional, vejamos novamente: Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes, creio não precisar falar mais nada sobre o mestre, nós como bons discípulos devemos fazer da mesma maneira.

Após a leitura desse artigo verifique a bíblia versículo por versículos e comece a Cear a Senhor.

3 Características da Ceia do Senhor
5 (100%) 1 vote

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • as três característica principal para uma santa ceia
  • ceia do senhor

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!