3 Dicas na palavra de Deus sobre o segredo da felicidade

Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Clique AQUI para saber mais…

“Antes o seu prazer está na Lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”, Sal 1: 2.

Que impacto causa ao leitor este primeiro salmo. Ele nos apresenta dois caminhos: um para aqueles que meditam na Lei, o outro para aqueles que a rejeitam. E mostra também o valor das Escrituras como único meio que temos para uma vida reta, agradável e feliz.

Vemos, também, neste salmo o conceito hebraico do homem religioso e de caráter elevado. Não há possibilidade de alcançarmos tal padrão sem o auxílio da Palavra de Deus, I Tm. 3: 14-17. Mas, estudando atentamente este salmo e colocando seu ensinos em prática, estamos adquirindo seguras orientações para sermos bem sucedidos em tudo.

1ª – Para Obter Felicidade – Como Deve ser o Proceder do Homem de Deus

O salmista aponta alguns traços do caráter daquele que quer ser bem-aventurado. Ele:

Rejeita o modelo de vida do ímpio

Este é o primeiro passo para uma vida feliz. O salmo l começa colocando diante de nós um homem bem-aventurado. Como ele chegou a ser feliz? Moody observou: “os verbos empregados (não anda, não se detém, não se assenta) descrevem os passos característicos dos perversos que o justo evita; a aceitação dos princípios dos ímpios, participação das práticas dos pecadores declarados, e finalmente a união com aqueles que zombam abertamente”.

Não anda segundo o conselho dos ímpios.

O salmo 37 descreve o modo de vida do ímpio, w. 12-14. Embora estejamos inseridos numa sociedade em que as pessoas vivem sob muitas pressões e a tendência seja de umas pensarem como as outras, não podemos aceitar a forma de agir nem as sugestões dos que nos cercam. Nosso compromisso é com a Palavra, Rm 12: 2.

Não se detém no caminho dos pecadores.

A palavra usada aqui para pecador denota os que vivem com valores e alvos errados. Caminho significa modo de vida e de conduta. Portanto, andar no caminho dos pecadores vai modificar nosso proceder, atingir nosso ser e mudar os valores e princípios da fé que vêm da Palavra, SI 26: 4-5.

Nem se assenta na roda dos escarnecedores.

A palavra escarnecedores significa aqueles que zombam de Deus declaradamente e afirmam que Deus não existe. E o caso do ateu. Os w. l e 4 descrevem o afastamento progressivo de tal homem, até ao ponto dele declarar que Deus não é real. Os escarnecedores são os piores tipos de pessoas em relação à fé, pois, zombam de tudo e são os que estão mais longe de verdadeiro arrependimento.

2ª – Para Obter Felicidade – Precisamos Entender Os Benefícios da Palavra

que significa “a Lei do Senhor”? Até à época do salmista, a Lei se compunha dos cinco primeiros livros da Bíblia, chamados de Pentateuco, nos quais constam os dez mandamentos. Para nós, hoje, a Bíblia é a Lei do Senhor, I Tim. 3:16. Por isso ele recomenda:

Deleitar-se na Palavra

De acordo com a visão do salmista, o primeiro passo para ser feliz é ter prazer na Lei do Senhor. Este é o segredo de uma vida frutífera, SI 119: 11-16.

Meditar na Lei do Senhor

O vocábulo hebraico para meditação é fascinante. Significa ler as Escrituras em voz alta; mas repassa também a idéia de ruminar. E como se você ficasse o dia todo relembrando um versículo. Aja assim para que a mensagem eterna seja aplicada de maneira efetiva à sua vida. É melhor um versículo bem mastigado do que um capítulo inteiro engolido às pressas.

3ª – Para Obter Felicidade – Entenda a diferença entre o Justo e o Ímpios

0 salmo faz um paralelo entre a vida do justo e do ímpio. Vejamos:

Dos justos

A promessa é de uma vida estável e constante. Árvore plantada, dando a ideia de firmeza. Junto às correntes das águas – indica um bom lugar para se estar, porque há alimento: não morre, mas têm forças, pois suas raízes podem chegar até as fontes de água e de vida;

Vida frutífera

O salmista entende que ser frutífero não é só dar fruto, mas dá-lo na hora certa, e com o tempo não murchar. Quanta gente murchando por falta de base na Palavra. Nada na vida do crente firmado na Palavra acontece fora do tempo, sem propósito definido. Exemplo: Ezequias II Cr 3l: 20-21.

Vida próspera

Observe um detalhe importante na frase: “E tudo quanto e/e faz”. O trabalho faz parte da prosperidade. Deus abençoa quem trabalha, gente que faz sua parte. Este princípio funciona em qualquer lugar, no lar, na empresa, na igreja, etc.

Trabalho, mais obediência à Palavra de Deus, é suces¬so garantido, Js 1: 8 e Pv 29: 18.

Dos ímpios e pecadores – Nada de bom se pode esperar daqueles que não trilham os caminhos do Senhor.

Sua vida é instável.

Não são como árvores enrai¬zadas, mas como palhas que o vento leva. Nos tempos bíblicos, para a debulha do cereal passava-se sobre eles um toro de madeira que amassava os caules e debulhava as espigas. Depois, atirando tudo para o ar, o vento levava a palha e as cascas para longe, enquanto os grãos caíam ao chão.

A vida do crente fiel é comparada aos grãos que alimentam o mundo, que matam a fome. Os ímpios desa¬parecem, não prevalecerão no juízo final. Se escolhermos viver nesta vida sem a Lei do Senhor, ele mesmo nos julgará. Veja o que o Senhor Jesus disse em João 5: 22-24 e 28-30.

Serão tirados da congregação.

O ímpio, por causa de suas práticas, não tem lugar na casa do Senhor. Esta congregação dos justos não é apenas um privilégio para a eternidade, mas também a comunhão com o povo do Senhor no presente.

3 Dicas na palavra de Deus sobre o segredo da felicidade
3 (59.33%) 30 votes

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • rede como meditação na palavra do senhor

Junta-se a Mais de 1450 Irmãos em Cristo e Receba Nossos Artigos Em seu E-mail

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!