3 Lições com a história da Viúva de Naim

“E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o a sua mãe. E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo”. (Lucas 7.11-16).

Entre muitos milagres que Jesus operou o da viúva de Naim é um dos mais empolgantes. Um milagre narrada em apenas cinco versículos, mas que tem muito a nos ensinar.

Vamos analisar cada versículo e todo o contexto histórico para compreender o que Jesus quer nos ensinar com este milagre inesperado e que mudou uma cidade e a colocou como um das principais de Israel.

3-licoes-com-a-historia-da-viuva-de-naim

 1 – Lição que a História da Viúva de Naim nos ensina

Jesus vem no momento certo.

O inicio do capitulo 7 de Lucas inicia informando que Jesus estava em Cafarnaum. Como de costume Jesus está pregando e ensinando uma multidão que lhe seguia.

No versículo 11, vemos o autor informando que Jesus foi á uma cidade chamada Naim. A viagem entre essas duas cidades é equivalente a 70km aproximadamente. Hoje essa viagem a pé demora cerca de 10 horas.

Supondo que Jesus saiu de Cafarnaum logo pela manhã, por volta das 6:00am, ele chegou em Naim as 14:00pm, pensando na cultura antiga na qual o sepultamentos eram feitos no final tarde podemos afirmar que Jesus chegou a entrada da cidade as 14:00am.

Com essas informações quero lhe dizer lago de muita importância, que Jesus chega no momento exato, ele nem se atrasa ou chega adiantado, mas sempre na hora certa.

Quantos de nós ficamos desesperados com as situações da vida, e não vemos as soluções, e o milagre demora em acontecer. Creia que Jesus esta vindo ao seu encontro.

Veja o milagre na vida de Lazaro; antes dele morrer suas irmãs já tinham avisado à Jesus. Ele ao receber a noticia da doença de seu amigo, continua sua caminhada.

Por fim Lazaro morre, depois de quatro dias Jesus aparece, a família está triste com a demora de Jesus e com a morte de Lazaro. Porém Jesus informar algo interessante ao se deparar com a irmã de Lazaro.

“Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto”? João 11.23-26

Jesus não demorou ou se atrasou, apenas chegou na hora certa, para se manifestar a Gloria de Deus.

Seu milagre esta quase chegando Jesus sai de Cafarnaum hoje e logo pela manhã Ele lhe encontra.

2 – Lições que a História da Viúva de Naim nos ensina

Jesus entende suas Lágrimas.

“E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe…”

Quando Ele chega à porta da cidade a caravana com o defunto esta saindo, e a multidão que segue a Jesus está entrando, naquele contraste de alegria e tristeza, Jesus olha para viúva, sem que ela falasse nada, Jesus se moveu de intima compaixão dela.

A cultura não era nada favorável àquela mulher. Veja que Lucas informa que ela era Viúva, levando-nos a entender que já vivia só, apenas com seu único filho, fato também mencionado pelo autor.

A cultura da época era muito desfavorável às mulheres, o preconceito era muito grande com elas, além de ser mulher, era viúva, e agora sem filhos. O desespero da perda do marido e do filho já não era suficiente? Não! Ainda tinha que lhe dar com o preconceito que a seguiria o resto de sua vida.

O choro daquela mulher foi visto por Jesus, todos os problemas, estavam saindo pela sua lagrimas, todo desespero pela perda, era simbolizado pelas gotas de lagrimas que escorriam pelo seu rosto.

Então Jesus fala: “Não Chores”. Querido hoje é momento de parar de chorar, este é o dia que Jesus esta chegando em sua presença para enxugar do seus olhos todas as lágrimas de sofrimento e tristeza. Você não tem mais forças para clamar, buscar ajuda, você apenas chora, continue, pois o choro dura uma noite mais alegria vem logo pela manhã.

3 – Lições que a História da Viúva de Naim nos ensina

O milagre acontece

Veja que para o milagre acontecer àquela viúva não preciso dizer uma palavra, Jesus conhecia a necessidade e o sofrimento daquela mulher.

Hoje vivemos tempos difíceis, crise no mundo, governo destruído, desemprego aumentando, vivemos nesse cenário de dor e desespero, família em crise conjugal, sexual e financeira, lares destruídos, crentes deixando a esperança em Cristo, vivendo desoladamente.

Deus conhece seu sofrimento, seu choro, sua dor, ele neste momento esta vindo de Cafarnaum, em direção ao seu cortejo, ao sua crise, a seu problema, a fim de renovar suas esperança e tirar o choro do seu rosto.

Lembre-se que no mundo teremos aflições, mas tende bom animo.

3 Lições com a história da Viúva de Naim
3.4 (68%) 5 votes

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • a viuva de naim
  • a viuva de Nain onde esta na biblia
  • esbolso da viuva de naim
  • estudo a viuva de naim

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Aprendir muito como é bom é bom viver no caminhoa do senhor Jesus Cristo.

  2. Ângela Maria Conceição dos Santos disse:

    Jesus ainda é o mesmo. Só é crê.Deus que cura,liberta e o Deus que salva

  3. É muito importante metitar a palavras do senhor JESUS Cristo