3 Motivos Por que Estudar a Bíblia?

Você sabia que a Bíblia é o livro mais antigo do mundo? Que foi o primeiro livro a ser impressora com tipos móveis, por Gutenberg na Alemanha em 1461? Que hoje a Bíblia esta traduzida para mais de 2000 línguas e dialetos? Que a Bíblia é a Palavra de Deus, por isso não é livro, mas o Livro? Por tudo isto e muito mais, ela é a luz para o nosso caminho.

Vamos neste artigo falar o porquê de ser tão importante ler a Bíblia e estuda-la. Vamos analisar as fontes que a Palavra de Deus pode jorrar em nossas vidas.

3 Motivos Por que Estudar a Bíblia

1 – Motivo Por que Estudar a Bíblia? Por sua história

Embora muitas vezes combatida, a Bíblia sobreviveu a todas as provas, altaneira e vitoriosa. Esta condição vem provar sobejamente a sua origem.

Conheçamos um pouco da história, nas palavras de John Mein, no seu livro A bíblia, e como chegou até nós.

Palavras de John Mein:

Em uma biblioteca de umas dezenas de livros, esperaríamos encontrar obras de diversos escritores. A Bíblia é uma verdadeira biblioteca de 66 livros, divididos em duas prateleiras, iguais em valor, não obstante uma contenha 39 livros e a outra 27. Chamamos estas prateleiras de Velho e Novo Testamento.

Nesses 66 livros notamos o trabalho de quarenta pessoas de diversas vocações. Ao escrever, cada escritor manifesta o seu próprio estilo e característica. O trabalho de todos levou uns 1600 anos – desde 1500 antes de Cristo, quando Moisés começou a escrever entre as trovoadas do Sinai, até 97 D.C quando o Apóstolo João ele mesmo um filho do trovão, escreveu o seu Evangelho na Ásia Menor.

Todos os autores escreveram inspirado pelo Espirito Santo. Entretanto, há na Bíblia um só plano, que de fato mostra que havia um só autor divino, guiando os humanos. Isto garante a unidade de revelação e ensino. Texto retirado do livro.

Não será fora de verdade dizer que a Bíblia é humano – divina, quer dize: que contém estes dois elementos. Sendo humana, está sujeita às leis de língua e literatura, e, sendo divina, pode ser compreendida somente por homens espirituais.

Os autores humanos fornecem variedades de estilo e matéria. O autor divino garante a unidade de revelação e ensino. Os autores humanos se referem à Bíblia em partes, o divino refere-se à Bíblia como um só livro.

O conhecimento da Bíblia é imprescindível, pois sendo ela a Palavra de Deus ensina ao homem as coisas referentes ao reino, instrui nos conhecimento que levam a convicções seguras em questões religiosas e doutrinárias firmando, assim, a mente naquilo que é real, correto e que conduz pelo caminho.

2 – Motivo Por que Estudar a Bíblia? Por ser fonte de benção

A Bíblia é fonte de Benção, porque suas mensagens são de inspiração divina. O objetivo das Escrituras é essencialmente de revelara vontade de Deus para salvação do homem, mas contém elas no bojo de suas revelações, mensagens para todas as circunstancias  que envolve o homem nesta vida.

O Grande Autor do Santo livro teve o cuidado de dar através de Sua sapiência, mensagens que são o bálsamo de alivio para todas as dores, a solução eficaz, para todos os problemas. Isto é que faz da Bíblia a Lâmpada para os pés, a luz para o caminho, o gozo e alegria para o coração, o alimento espiritual que dá vigor e vida.

A leitura e a meditação da Bíblia conduzem as pessoas a uma vida cristã esclarecida e santificada.

Os guias do povo de Deus tinham o cuidado de ocupar tempo para a leitura, meditação e ensino da Palavra de Deus. A criança em Israel era instruída desde cedo na área religiosa.

Veja este testemunho de Henri Daniel, em A Vida Diária nos tempos de Jesus.

“O que aprendiam eles na Escola? Em primeiro lugar a Torá; ou, para ser exato, praticamente nada além da Torá, a Lei sagrada de Deus. Dizia-se que a criança de ser engordada com a Torá como um boi é cevado no estábulo”.

As máximas da Lei, aprendidas na infância entram através do sangue e saem pelos lábios. Ela era ensinada para tudo, até para aprender o alfabeto, para tornar o aprendizado mais agradável, palavras eram formadas com cada letra por sua vez, como o nosso ABC, e arranjadas de modo que a criança podia transforma-las numa pequena lenda.

Linguagem, gramática, história e geografia, ou pelo menos os rudimento dessas matérias, eram todos estudados na Bíblia. É na Bíblia, diz Josefo. “que se encontra o mais elevado conhecimento e a fonte da felicidade”.

Ele próprio se gaba de tê-la conhecido inteiramente aos quatorzes anos, e o apostolo Paulo lembra seu discípulo Timóteo que aprendeu as sagradas letras desde a infância.

3 – Motivo Por que Estudar a Bíblia? Porque é nela que aprendemos

Por que estudar a Bíblia? Acreditamos que nossos irmãos e leitores em geral aprenderam bastante sobre o valor das Escrituras Sagradas. Além dos maravilhosos conhecimentos que recebemos pelo estudo, a Bíblia nos coloca em plena comunhão com Deus, pois a sua leitura pela fala divina aos nossos corações.

As suas mensagens são vivas e poderosas, que transformam a simples criatura humana em pessoa esclarecida e capaz de escolher o caminho da vida.

Nas palavras de Paulo, as Escrituras são inspiradas pelo espirito Santo e por isso podem exercer uma influência altamente positiva na formação do caráter e no preparo para a vida futura.

O estudo das Escrituras é que esclarece a mente quanto aos ensinos religiosos. O exemplo dos crentes de Beréia, ainda deve ser seguido pelos filhos do reino.

Paulo declara aos gálatas que se até um anjo vier pregar outro evangelho, seja anátema. Mas, como saber aferir a validade ou não desse outro evangelho, se não conhecer o de Cristo?

Jesus disse: “Se alguém quiser fazer a vontade do Pai, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus…” (João 7.17). Então é preciso conhecer a doutrina que prega o evangelho eterno. E para se obter esses conhecimentos, não há outro caminho, senão estudando a Bíblia Sagrada.

Querido leitor, faça da sua Bíblia a bússola de orientação segura, a ferramenta do seu trabalho cristão. Faça como o imperador do Brasil, Dom Pedro II que confessou: “Minha Bíblia, não a encerro na estante com outros livros, conservo-a à cabeceira, pois é dela que tiro o alimento para a sede da minha alma”.

3 Motivos Por que Estudar a Bíblia?
5 (100%) 1 vote

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • razões de estudar a bíblia

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!