Alfa e o Ômega!

“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é e o que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”. Apocalipse 1.8.

Lembra-se daquela musica: “Alfa Ômega, Ele é o principio e o fim, Deus que hoje habita em mim”. Como gostava desse louvor, basta ouvir ele que me derramava todo na presença de Deus, porém não sabia o seu significado. Choro sem significado? Então resolvi matar minha curiosidade, pesquisei o sentido das palavras, e me sentir satisfeito pelo resultado, hoje anos depois quero dividir com você minha pesquisa.

Quem nunca ouviu essas palavras? Quem já as usou em seus sermões? Quem ficou curioso para saber o significado real? Enfim essas e outras questões vão trabalhar neste artigo, vamos ao que interessa.

O que seria Alfa e Ômega?

Alfa: É a primeira letra do Alfabeto Grego, aparece três vezes na Bíblia Sagrada.

Ômega: É a ultima letra do Alfabeto Grego, aparece três vezes na Bíblia Sagrada.

Todas as vezes que essa duas palavras são apresentadas, é próprio Jesus que esta dizendo ser o Alfa e o ômega, por que motivo Jesus usou essas duas letras.

Jesus Sendo o Alfa

A comparação de Jesus com as duas letras do alfabeto Grego tem muita coisa as nos ensinar, porém vamos nos focar apenas em duas, que sendo o Alfa e o Ômega, o principio e o fim.

Por que Jesus é princípio? Como podemos analisar nas escrituras sagradas, Jesus estava no começo de tudo: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”. Genesis 1.26.

Quando Deus diz, “Façamos” logo entendemos que ele não estava só no momento da criação, e por esse motivo deduzimos a presença de Jesus, no principio de tudo.

Também chegamos à conclusão que Jesus é o primeiro, quando lemos o evangelho de João capitulo 1;

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam”

Quando o evangelista João se refere a Jesus sendo o Verbo e o Verbo estava com Deus, ele quer dizer que todas as coisas foram criadas por Jesus. Esta afirmação se dá, devido os próprios relatos da criação. Vejamos

“E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas”. Verifique que o era verbo “HAJA”, a única ação de Deus era o verbo, Ele disse; Haja e houve, este verbo era Jesus, na criação do mundo.

Eu Sou o Alfa, Ele é primeiro estava no inicio, foi o começo de tudo, e também será o fim.

Jesus sendo Ômega

Jesus é aquele que dividiu a história, Jesus foi o criador do mundo e será o final dele, sua divisão e aceitada pelos mais ateus, quando verificamos a nos livros de história as siglas “a.C e d.C, quer dizer antes e depois de Cristo.

Tudo teve inicio em Jesus como vimos no tópico acima, e tudo terá um fim e um novo recomeço em Jesus. O Homem que dividiu e crio a história, tem um papel essencial em todos os períodos Apocalíticos, que estão para acontecer.

Todo o derramamento de sangue e todas as profecias à serem cumpridas, terão um fim em Jesus, quando Este por sua vez, vim buscar o justos, que permanecerem firme e inabaláveis até a volta do Ômega chamado Jesus Cristo.

Apocalipse 1:1-2

“REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto”.

Apocalipse 21:6

“E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida”.

Apocalipse 1:11

“Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia”.

No livro de apocalipse Jesus se refere por várias vezes com o Alfa e Ômega, fazendo-nos lembrar que o fim esta em Cristo, e nos mostrando o que precede a volta do Filho do Homem.

Alfa e o Ômega!
5 (100%) 1 vote

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!