Apóstolo Pedro o Pai do Cristianismo

Como prometido vamos analisar, mais profundamente a vida de dois discípulos neste artigo: Pedro e João. Vamos ver os pontos positivos e negativos da vida desses dois discípulos antes e depois de aprenderem com Mestre Jesus.

Pedro características Negativa

Como dito no artigo “Os 12 Discípulos”, Pedro era inculto, não sabia ler, intolerante, ansioso, irritado agressivo, inquieto, impaciente, indisciplinado, impulsivo, cometia os mesmos erros com frequência e não aceitava ser contrariado por ninguém.

Sua compreensão do mundo se restringia às necessidades de sobrevivência, entedia de mar por ser pescador. Sua visão politica era limitada. Percebia o jugo romano sobre Israel, mas desconhecia os complexos envolvimentos políticos entre Roma e o sinédrio judaico e ignorava os benefícios de que alguns lideres judeus desfrutavam.

Pedro não desenvolveu as funções mais importantes da inteligência, não era empreendedor, não sabia filtrar estímulos estressantes. Sua emoção era flutuante, ele impunha suas ideias, em vez de expor.

Não era uma pessoa altruísta (não era solidário), não percebia as dores e necessidades dos outros, não tinha projetos sociais, não pensava em mudar o mundo, ajudar as pessoas, aliviar a dor do próximo. Suas necessidades básicas vinham em primeiro lugar. Logo após a morte de Cristo, perturbado, voltou a pescar. (João 21:3).

Era um trator emocional, passava por cima de tudo que se opunha a ele. Não sabia se colocar no lugar dos outros, por isso tinha dificuldades de perdoar e compreender. Suas características demonstram que era hiperativo e detestava a rotina. Se vivesse nos tempos atuais, certamente seria um aluno que todo professora gostaria de ver longe de sua sala de aula.

Pedro era autossuficiente tão ousado que respondia pelo mestre sem nem ao menos perguntar o que Jesus pensava sobre o assunto. A principal característica de sua personalidade era reagir antes de pensar; “Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco”. (João 18:1) quando Jesus foi preso, Pedro cortou a orelha de um soldado, colocando em risco Jesus e os discípulos com sua atitude imprensada.

Pedro conhecia bem o mar da Galileia, mas conhecia pouquíssimo o território da própria emoção. Não percebia suas limitações, fragilidades e medos. Aparentava ser forte por ter comportamento intempestivo, mas quando testado era inseguro.

Sua aparente força apoiava-se na força e na inteligência do seu mestre. Quando, ameaçado de morte, Jesus se calou, Pedro fraquejou. Ele amava extremamente o mestre, mas seu medo predominou e ele o negou três vezes.

Quantas características negativas da vida de Pedro, mas esse homem tem pontos positivos na vida vamos analisar agora.

Apóstolo Pedro o Pai do Cristianismo

Pedro características Positivas

Pedro era uma pessoa simples, humilde, sincera, tinha uma enorme capacidade de aprender. Era rude, mas possuía a emoção de um menino: singela e ingênua. Acreditava facilmente em Jesus. Sob seu comando, atirou a rede ao mar, num lugar onde havia passado a noite toda sem pescar nada, sem questionar, mesmo ainda não conhecendo o mestre o seu poder. Obedecendo ao chamado de Jesus, teve coragem de caminhar sobre a superfície do mar. Sucumbindo pelo medo, afundou.

Embora fosse ansioso e agitado, não era superficial. Ao que tudo indica, era uma pessoa detalhista. Observava atentamente as atitudes e reações de Jesus com olho clinico. Amava contemplá-lo em ação, admirava seus gestos.

Casou-se cedo, parecia responsável, apesar de não suportar os focos de tensão, Pedro procurava ser determinado, autentico e liderança eram suas características principais.

Sempre estava envolvido nas rodas de ensino do mestre, foi a pessoa que Jesus escolheu para liderar sua igreja, e iniciar o cristianismo mundial.

Interessante lembrar que após a morte de Jesus, e Pedro o negá-lo três vezes, este homem voltou para casa de João marcos e ali esperou o Mestre ressuscitado aparecer. Cheio de esperança e em busca do perdão do Mestre que lhe ensinou a ser um homem totalmente diferente. Porém sua impaciência não foi capaz de esperar o mestre Jesus aparecer. Voltando a suas atividades que eram normais antes do seu chamado.

Porém certo dia em sua pescaria e se deslumbra com alguém caminhando na areia da praia, ele conhece aquele caminhar, sem duvidar, ou pensar nas consequências, nu mesmo ele se joga na água e nada de encontro a o mestre, não acreditando que Jesus havia retornado.

Naquele mesmo dia o perdão vem, a fogueira acessa os discípulos em volta ouvindo os últimos ensinamentos do mestre, de repente algo acontece Jesus vira para Pedro e pergunta: Tu me amas? Sem pensar ele responde: Sim! Jesus repete e a resposta e positiva, pela terceira o Mestre questiona Pedro, sua resposta é surpreendente: Tu sabes que te amo, tu conheces o meu coração. Da mesma forma Pedro negou três vezes e Jesus o perdoa três vezes.

Entre todas suas características: Líder, evangelista, Irmão, etc. Pedro aprende algo sobre ser humilde e amar o próximo.

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!