As 12 tribos de Israel

Graça e Paz, vamos comentar nesse artigo sobre as 12 tribos de Israel: Quem foi? Aonde vivem? Qual seu inicio? Essas e outras perguntas vamos responder neste artigo, para ajudar você na compreensão desse povo.

A História do Israel

A história de Israel não pode ser construída seguindo-se as linhas dos estudos normais, pois se baseia em documentos (antigo testamento) que não são apenas históricos em seu caráter. O Antigo Testamento é acima de tudo, teológico, e não é literatura meramente histórica. Isto significa que será necessário abordagens teológicas e não históricas para conduzir ao propósito fundamental desse artigo.

A história de Israel não começa com Moisés, com os acontecimentos do êxodo ou com a aliança. Porém, a compreensão dos relatos tais como; a origem de Israel, seu trabalho e destino, foram sem dúvidas, preparada por Moisés nas planícies de Moabe, onde o profeta também manifestou seus dotes e habilidades de historiador.

Na criação da torá, sua obra – prima, Moisés serviu como testemunha ocular e fundamental para interpretação e compreensão desse povo.

Israel teve sua origem em Abrão, pois foi através desse homem e da aliança feita com ele, deu-se inicio a Israel. “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção”. Genesis 12:1-2.

Deus aparece a Abrão, faz-lhe uma promessa de ser pai de uma grande nação, mas existia um porém na vida de Abrão ele não tinha filhos, incrível foi a reação de Abrão mediante a proposta de Deus, embora ele não conhecesse esse Deus não pensou duas vezes em sair de sua terra e parentela para ser pai dessa grande nação. Não ligou se não tinha filhos, apenas obedeceu.

Não vamos se ater aos detalhes da vida de Abraão, prepararemos um artigos falando apenas desse homem, que no livros do Hebreus ficou conhecido com o pai da fé.

Deus cumpre a promessa na vida de Abraão em meio muitas inda e vindas, ele se torna pai de Isaque, alimentando assim a promessa e a esperança que seria pai de uma grande nação.

Abraão morre e não consegue presenciar o nascimento de seus dois netos Esaú e Jacó, do segundo sairia a grande nação de Israel.

As 12 tribos de Israel

Nascimento das 12 tribos de Israel

Jacó teve duas esposas, na qual trabalhou por 14 anos para possuir as duas. A primeira esposa de Jacó deveria ser Raquel, porém enganado pelo seu sogro casou-se com Lea sua cunhada, e futuramente ele casa-se com Raquel.  Genesis 29.

O primeiro herdeiro de Israel foi Ruben, filho de Lea, essa por sua vez era fértil e Raquel sua irmã tinha certa dificuldades para dar um filho a seu esposo, porém Jacó sempre amou mais Raquel.

Segundo filho de Jacó Simeão, e logo em seguida veio Levi, todos estes filho de Lea, com uma fertilidade tão grande ela zombava e provocava sua irmã, pois Raquel ainda não havia dado filhos a Jacó.

E para alegria de Lea e total tristeza de Raquel nasce mais um menino dessa vez é dado o nome de Judá (Tribo que daria o nome a religião Judaica), Raquel vendo que não podia dar filhos a Jacó, pede que ele se deite com sua serva Billa, e através de sua serva Raquel concede um filho a Jacó e coloca seu nome de Dã (Tribo que não foi contada em apocalipse). Billa concede outro filho e coloca o nome deste de Naftali.

Mesmo tendo dado vários filhos a Jacó, Lea pede que ele se deite também com sua serva e através dela nasce Gade (Tribo de Guerra) e Aser.

Depois de todos esses nascimentos tem mais ainda, Lea concede mais dois filhos e uma filha a Jacó; Diná (a que foi molestada), Issacar e Zebulon. Raquel também por vez é abençoada por Deus e concede dois Filhos a Jacó; José e Benjamim.

Pode ter ficado um pouco confuso os nascimentos dos 12 filhos de Jacó, porém precisamos resumir essa parte para explicar outros detalhes, vamos escrever sobre cada tribo assim que possível.

Você deve estar se perguntando são 12 tribos de Israel porque então são filhos de Jacó? Eu te respondo essa questão;

Após o nascimento dos seus filhos Jacó é obrigado a sair da casa de seu sogro e retorna para casa de seus pais, porém como não foi mencionado nesse artigo, ele saiu fugido da casa de seu pai Isaque, devido ter roubado sua primogenitura.

Na caminhada de volta para casa seu irmão o espera para confronta-lo, é nesse momento que Jacó, se retira de perto seus familiares para buscar uma resposta de Deus, de como seria seu encontro com Esaú. Acontece que Deus envia um anjo e Jacó batalha com ele a noite toda e este muda o nome de Jacó para Israel, por ter batalhado com Deus.

Nascem – se então as tribos de Israel. Hoje é o Pais de Israel.

Sua origem Abraão, seu destino: Povo escolhido por Deus, Sua Missão fazer a diferença no mundo.

Todos nós hoje somos a Israel de Cristo.

Ruben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar e Zebulon, José e Benjamim.

 

5 (100%) 1 vote

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • 12 tribos de israel
  • video da nacao de israel

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!