Batismo no Espirito Santo.

Paz do Senhor Jesus Cristo, vamos neste artigo dissertar sobre o assunto batismo no Espirito Santo; “E eu, em verdade vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” Matheus 3:11.

Para começar quero dividir com vocês uma experiência que ocorreu comigo, como fui batizado pelo Espirito de Deus, como isso mudou minha vida espiritual, e minha intimidade com Cristo.

Quando comecei a frequentar a comunidade cristã, logo percebi que os irmãos gostavam de orar e buscar o batismo no Espirito Santo, buscando conhecer o que seria isso, fiquei com desejo de ser também batizado, foi nesse momento que orientado por irmãos em Cristo, comecei a buscar o batismo.

Minha vida era jejum e oração, campanhas no monte, vigílias e tudo mais que tinha o nome de Cristo, foi então que em uma vigília muito poderosa, fui revestido do poder de Deus e comecei a falar e línguas estranhas, momento inesquecível na minha, meu coração palpitava de uma maneira diferente algo mudou de lá para cá, e agora quero mostrar alguns detalhes sobre esse revestimento do Espirito Santo.

Batismo no Espirito Santo

O que é Batismo no Espirito Santo?

A palavra batismo é usada figuradamente para descrever a imersão no poder do Espirito Santo. O batismo no Espirito Santo é o cumprimento da promessa do Pai que reveste os Cristãos de poder divino. (Lucas 24:49).

Obs.: Batismo no origem  baptismus que significa imersão.

O Batismo no Espirito Santo nas Profecias

O Profeta Joel é uns dos primeiros a falar sobre o derramamento do Espirito Santo; no ano de 750 a.C. Joel profetiza as seguintes palavras: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. (Joel 2:28-29).

O profeta Joel refere-se aos que seriam revestidos por esse derramamento: “Toda a carne – a promessa seria para todas as pessoas alcançadas pela graça de Cristo, e não somente para os Israelitas”;

“Os Filhos e anciãos” – a promessa seria para todas as idades em todas as gerações;

“Os Servos – a promessa incluiria todas as classes socias, sem discriminação de nenhuma”.

O Profeta Isaias também profetizou a respeito do batismo no EspiritoPorque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes. ” (Isaias 44:3).

A Linguagem do profeta Isaias era do conhecimento de escriba, do sacerdote, mas também poderia compreendê-lo o humilde camponês agricultor.

Assim, todos que sabiam da importância da chuva para a terra, a fim de estar preparada para a lavoura, poderiam entender que obra semelhante Deus realizaria pelo Espirito Santo na vida da igreja.

O Senhor tiraria a igreja de um estado de sequidão espiritual, de desolação, para ser uma lavoura bem regada e produtiva.

João Batista confirmou a profecia no novo testamentoE eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.  (Matheus 3:11).

Cerca de 3 anos e meio antes do cumprimento da profecia de Joel, João Batista profetizou também sobre este assunto.

Ao ser comissionado por Deus para uma missão especial, João iniciou sua obra pregando o batismo do arrependimento, porém ele já anunciava um que batizaria com Espirito Santo e com fogo.

Jesus testificou Sua promessa; E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. (Lucas 24:49). Cerca de alguns dias antes do cumprimento da promessa do batismo no Espirito Santo, o próprio Jesus profetizou.

O Senhor confirmou todas as profecias prometendo que os seus seguidores seriam batizados no Espirito Santo.

Cumprimento do Batismo no Espirito Santo

No evangelho de João verificamos que o cumprimento da promessa do batismo no Espirito Santo aconteceria após a ascensão de Jesus ao Pai. (João 7:38-39).

Então no dia mais famoso das escrituras, o dia de Pentecoste que se cumpre a promessa tão esperada; O Pentecostes vem do grego pentekosotos, é um adjetivo que denota quinquagésimo, é usado como substantivo, como o termo “dia subentendido, ou seja, o quinquagésimo dia depois da Páscoa, contado do segundo dia da festa dos judeus”. Foi exatamente nesse tempo que a promessa foi cumprida, estando os discípulos reunidos no cenáculo. (Atos 2:1-4).

Evidências do Batismo no Espirito Santo

Segundo a bíblia sagrada, a evidência do batismo no Espirito Santo é falar línguas estranhas no ato do batismo. Vamos analisar posteriormente que em todas as manifestações do Espirito Santo, houve uma expressão peculiar, imediata e sobrenatural, tanto para quem recebeu quanto para os ouvintes, de que algo diferente e divino esta acontecendo naquele momento.

Em todos os caso houve um falar em línguas estranhas, línguas essas jamais aprendidas pela pessoa.

Em Atos 2:4 lemos assim; “Todos ficaram cheios do Espirito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espirito lhe concedia que falassem.”; Devemos presta atenção na expressão outras línguas, pois no grego, Lucas usou o termo heterais glosais. 

Quando analisamos separadamente os termos gregos, entendemos que: Glossa quer dizer Língua (Órgão), linguagem, fala.

Pode também ser compreendido como a linguagem que não é própria de quem fala, Heteros destaca a diferença em categoria ou qualidade.

Portanto heteros glosais, são “línguas estranhas por meio da operação sobrenatural do Espirito Santo”.

É importante ressaltar que, em Atos 2:4 os discípulos falavam em línguas estranhas, como sinal do batismo no Espirito Santo, já versículo de 6 de Atos 2 a multidão ouvia o manifestar sobrenatural em seu próprio idioma.

Defino que o Espirito Santo manifestou-se de forma distinta nos discípulos e na multidão. Nos discípulo como dom e línguas, e na multidão com a interpretação.

O novo testamento está cheio de evidencias sobre o batismo no Espirito Santo; Pedro na casa de Cornélio (Atos 10:44-48), vinte anos depois Apolo batiza um grupo nas águas, e por intermédio da imposição das mãos de Paulo eles recebem o batismo no Espirito Santo (Atos 19:1-7).

Como podemos receber o Batismo no Espirito Santo?

Quando e aonde recebemos o batismo no Espirito é um ato exclusivo de Deus. Como todos os feitos de Deus, o batismo também só ocorre por vontade dele, não por méritos humanos; mais existem alguns detalhes a serem seguidos para receber essa promessa;

Primeiro; é crer em Jesus Cristo, é expressamente obrigatório à crença em Jesus para receber o batismo, pois como será selado sem crer no dono do selo. (Jo14:16-17)

Segundo; precisamos pedir e buscar, em oração, Jejum, campanhas e consagrações, pois Jesus tem prazer naquele que busca a sua vontade e seu Espirito. (Atos 2:38-39).

Qual a finalidade do Batismo no Espirito Santo

Revestir de poder os crentes em Jesus (Atos 1:8), pois a experiência do batismo é algo que capacita à vida espiritual, para execução da obra de Deus. Tal capacidade leva-nos a superar; dificuldades e lutas que hão de vim em nossas vidas, superar obstáculos que tentarão nos impedir de fazer a obra de Deus.

Uma das maiores importância é a Edificação pessoal, pois produz resultados extraordinários naqueles que recebem esse Dom de Deus, trazendo coragem entusiasmo, e intimidade com Cristo para pregar e fazer toda e qualquer obra solicitada por Ele.

A busca pelo Batismo no Espirito Santo é indispensável para o Cristão nos dias de hoje, pois vivemos uma sequidão espiritual da geração pós-moderna, e como foi profetizado pelo profeta Zacarias, que derramaria a chuva serôdia e temporã, que seja assim feito em nossas vidas.

Batismo no Espirito Santo.
5 (100%) 1 vote

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • tudo sobre batismo com espirito santo
  • video a irgreja no sobre natura do espurito santo de deus

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!