Carne de porco, é pecado comer?

Muitos já ouviram falar ou já foram interrogados sobre essa questão em que os adventistas e algumas outras igrejas tem em sua doutrina, que comer carne de porco é pecado.

Para conseguirmos explicar sobre esse tema vamos decorrer sobre alguns textos da Sagrada escrituras que nos revelam a origem dessa doutrina, e se é valido esse assunto como algo a ser vivido por todos cristão da atualidade.

E então depois de decorrermos o assunto poderemos concluir e meditar se comer a carne de porco é pecado ou não?

Carne de porco é pecado comer? Podia no Éden?

carne-de-porco-e-pecado-comer

Para iniciarmos esse tema precisamos ir a origem da criação, onde ainda não entrará o pecado na vida dor ser humano, o que Adão e Eva comiam no jardim? Qual era a dieta deixada para o homem? Logo após Deus criar, a sua mais bela obra (Gênesis 1; 32), o Senhor o coloca no Jardim do Éden, para que esse cuida-se e zela-se de sua criação (Gn 2:15), e fala para sua criatura quais alimentos ele poderia se alimentar: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:16,17).

Assim o homem poderia comer todas as frutas, vegetais e legumes (Gn 1: 29), e semelhante a ser humano os animais também eram vegetarianos (Gn 1: 30).
Como vimos no texto de Genesis 2 o Homem podia se alimentar de todas as árvores que estavam no jardim, menos uma, a que estava no meio do Éden, dessa ele não poderia comer.

Depois de ser iludida e de desejar algo que não poderia ter (ser igual a Deus), o homem e sua esposa pecam, e trazem a todos os seus descendentes a morte.

Os seres criados a imagem e semelhança de Deus (imagem e semelhança se refere a ser, capazes de pensar, escolher, criar, amar e adorar), começam a praticar, aquilo que depois do pecado se tornou comum, todas as brutalidades e violência possível a imaginação (Gn 6:12).
Então depois de muitos anos e muita violência, Deus pensa em destruir toda a raça humana (Gn 6:13), em sua imensa misericórdia, o Criador escolhe um homem chamado Noé, juntamente com sua mulher, seus três filhos, e suas três noras, para que continua-se a humanidade.

Contudo o homem da arca juntamente com sua família, ficaram aproximadamente 240 dias, e a terra secou.

Acredito que durante o período em que estiveram na arca, não comeram nenhum tipo de carne, a bíblia não revela, apenas diz: “E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles” (Gênesis 6:21).

Depois de a terra já seca, e todos que estavam na arca tanto Noé com sua família, e todos os animais, já em terra firme, Deus permite o homem a se alimentar de todo animal que se move na terra (Gn 9: 3) com apenas uma restrição, Não poderia comer a carne, se o sangue ainda estivesse no animal (Gn9: 4).

Muitos usam esse texto de Genesis 9:3 para falar de que pode comer, todos os tipos de carne, mas quero fazer uma observação pessoal; “nesse período o ser humano não tinha alimento, ou quero dizer nenhuma mudinha já plantada, com seus frutos, apenas o que sobrava na arca.
Noé começou a plantar depois de algum tempo em terra firme, podemos ver em Genesis 9:20, quem já plantou, sabe que não cresce uma arvore do dia pra noite, tem um período para começar a dar frutos”.

Carne de porco, é pecado comer? Qual é a Reposta?

Seguimos então para Levítico, onde Deus, o próprio Deus, escabece os tipos de carne, que se pode comer, O Senhor estabelece assim:
“E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra; Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.

Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo; E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo; E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; essa vos será imunda. Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.

Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos. De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esses comereis.

Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação.

Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver. Todo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação. Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango, E o milhano, e o abutre segundo a sua espécie.

Todo o corvo segundo a sua espécie, E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie. E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja, E a gralha, e o cisne, e o pelicano, E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.

Todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação. Mas isto comereis de todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra.

Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie. E todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés, serão para vós uma abominação.

E por estes sereis imundos: qualquer que tocar os seus cadáveres, imundo será até à tarde. Qualquer que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde. Todo o animal que tem unha fendida, mas a fenda não se divide em duas, e todo o que não rumina, vos será por imundo; qualquer que tocar neles será imundo. E todo o animal que anda sobre as suas patas, todo o animal que anda a quatro pés, vos será por imundo; qualquer que tocar nos seus cadáveres será imundo até à tarde. E o que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; eles vos serão por imundos.
Estes também vos serão por imundos entre os répteis que se arrastam sobre a terra; a doninha, e o rato, e a tartaruga segundo a sua espécie, E o ouriço cacheiro, e o lagarto, e a lagartixa, e a lesma e a toupeira. Estes vos serão por imundos dentre todos os répteis; qualquer que os tocar, estando eles mortos, será imundo até à tarde.

E tudo aquilo sobre o que cair alguma coisa deles estando eles mortos será imundo; seja vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou saco, qualquer instrumento, com que se faz alguma obra, será posto na água, e será imundo até à tarde; depois será limpo. E todo o vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis.

Todo o alimento que se come, sobre o qual cair água de tais vasos, será imundo; e toda a bebida que se bebe, depositada nesses vasos, será imunda. E aquilo sobre o que cair alguma parte de seu corpo morto, será imundo; o forno e o vaso de barro serão quebrados; imundos são: portanto vos serão por imundos. Porém a fonte ou cisterna, em que se recolhem águas, será limpa, mas quem tocar no seu cadáver será imundo.

E, se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre alguma semente que se vai semear, será limpa; Mas se for deitada água sobre a semente, e se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre ela, vos será por imunda.

E se morrer algum dos animais, que vos servem de mantimento, quem tocar no seu cadáver será imundo até à tarde; E quem comer do seu cadáver lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; e quem levar o seu corpo morto lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde. Também todo o réptil, que se arrasta sobre a terra, será abominação; não se comerá. Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés, ou que tem muitos pés, entre todo o réptil que se arrasta sobre a terra, não comereis, porquanto são uma abominação.

Não vos façais abomináveis, por nenhum réptil que se arrasta, nem neles vos contamineis, para não serdes imundos por eles; Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra; Porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo. Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra; Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que não se podem comer” (Levítico 11:1-47).

Após a leitura desse texto de levítico 11 você, pode falar, uma celebre fala de muitas igrejas cristãs, “isso era para os Judeus”, ou pode fazer a seguinte pergunta, “por que não posso comer a carne de porco? A resposta e simples não podem comer por que, Deus disse para não comer, se Ele falou não tenho que obedecer? Mais e essa ideia de que essa ordem, era para os judeus?

Simples também, o ser humano em sua totalidade, ama arrumar desculpas para desobedecer a lei de Deus.
Mas para ser mais justo a minha afirmação, quero fazer a seguinte pergunta para você caro leitor:

Você é um imitador de Cristo? Ou para ser mais claro você é um Cristão? Se não, entendemos que tanto faz a ordem de Deus, mais se for sim, quero te lembrar que os apóstolos todos sem exceção, todos não comiam carne de porco, Paulo não comia, Pedro não comia e João também não comia.

Carne de porco, é pecado comer? Concluímos

Então se você meu caro, e um cristão imitador de Jesus, não devem comer simplesmente, por que é uma ordem Divina, e por que o salvador de toda a humanidade, Jesus Cristo nosso Senhor, não comeu.

Agora é sua vez, faça uma reflexão e pense, se o povo de Deus, Israel não comiam, se os apóstolos também não, e muito menos nosso Senhor, por que nós diferentes deles, vamos comer, simplesmente, por que, não vemos a ordem clara, no Novo Testamento, que por sinal, foi escrito a no mínimo, 30 anos depois que Jesus foi ao céu. Onde os escritores, quando se referiam as Escrituras, falavam do Antigo Testamento? Hora é essa, qual a sua opinião a respeito da carne de porco?

Carne de porco, é pecado comer?
5 (100%) 1 vote

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. MARCIA disse:

    A paz do Senhor…..estou maravilhada com as explicações dadas aqui através desse pequeno estudo bíblico. …tirou todas as minhas dúvidas a respeito se um cristão poderia ou não comer a carne de porco…eu já não comia…agora então. …. obrigada….