Exemplos de Mulheres na Bíblia

Vivemos em mundo em crescente evolução, onde tem se perdido e mudado alguns valores, pessoas tem adquirido mais independência, e sendo cada vez mais sociável. Em meio essa crescente no deparamos com o ser feminino, conhecido pela sua fragilidade e amor, ser meigo e compassivo, porém conforme o mundo muda as mulheres também tem mudado, temos visto o crescimento feminino, nas indústrias, comércios, multinacionais, aquele ser antes conhecido pelo seu jeito meigo e frágil, hoje tem dominado mundo. Adquirindo uma independência extraordinária no mundo.

Vamos então falar de mulheres que viveram em época totalmente diferente da nossa, mas tiveram um papel muito importante na sociedade na qual viveram, e nos ensinam muito, com suas atitudes e coragem, pois a realidade que essas mulheres viviam é totalmente fora da nossa realidade, os preconceitos que existiam eram muralhas para serem derrubadas por essas mulheres.

Não vamos citar todas as mulheres da bíblia, vamos analisar a vida de algumas e aprender com suas atitudes. Vamos lá.

Exemplos de Mulheres na Bíblia

Raabe – Uma Mulher confiante

Raabe a prostituta cuja história é narrada nos capítulos dois e seis do livro de Josué. O que uma mulher que teve uma vida imoral pode nos ensinar? Ela pode nos ensinar o modo certo de se confiar em Deus! Parece chocante, mas é verdade. Raabe é um incrível exemplo de confiança em Deus. Há, no Novo Testamento, dois exemplos, instrutivos e valiosos capítulos a respeito da fé (Hebreus 11; Tiago 2). Em ambos os capítulos, a fé autentica é conceituada e exemplificada. Sabe quem é também citada nestes capítulos, como exemplo de fé autêntica? Raabe. Diante disso, vale a pena prestar atenção no que a Bíblia tem a nos dizer sobre a vida desta mulher.

Por ordem de Deus, Josué assumiu o lugar e a missão de Moises de levar o povo para tomar posse da tão sonhada e desejada Canaã.

No mais absoluto sigilo, Josué envio dois homens a Jericó. Esta missão foi cuidadosamente mantida em segredo, até mesmo dos Israelitas, ao chegarem a Jericó houve a necessidade de se esconder dos soldados da cidade, pois buscavam prende-los, foi então que entrou na casa de Raabe, essa mulher sem pensar os escondeu, até que fosse seguro eles saírem.

Após admitir que o Deus de Israel seja Deus soberano, que controla os eventos celestiais e terrenos, Raabe suplicou por misericórdia; “Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro” Josué 2.12. Este seu pedido evidencia o quanto o coração daquela prostituta era amoroso. Ela não pensou apenas na sua própria salvação, mas se importo, também, com a salvação de seus familiares e parentes. Ela bem poderia ter proposto um acordo de livramento pessoal, ou, talvez, até mesmo ter fugido com os espias, deixando Jerico entregue à destruição. Porem pediu pela família.

Podemos verificar a confiança que ela possuiu em Deus, ela apenas ouviu falar, não tinha experiências com ser Soberano.

Abigail – Uma Mulher pacificadora

Logo depois do sepultamento de Samuel, Davi partiu e desceu de Parã, região desértica e inóspita. Desse lugar, soube que nabal estava cortando a lã das suas ovelhas, num vilarejo chamado Carmelo. Esse pecuarista, extremamente poderoso e próspero, descendente do famoso Calebe, era casado com Abigail, uma mulher linda e muito gentil. O tempo da tosquia era um tempo de mostrar hospitalidade e generosidade, quando os envolvidos eram servidos om muita comida e bebida. Sendo assim, esta era a ocasião certa para Davi pedir uma ajuda a Nabal. Foi o que fez, enviou a nabal dez homens, com o objetivo de solicitar-lhe ajuda material para suprir as necessidades daqueles que o acompanhavam.

Ao chegarem na presença de Nabal, os homens enviados fizeram uma abordagem altamente diplomática, civilizada e conveniente, fizeram exatamente conforme a orientação de Davi. Não se utilizaram, em tempo algum, de mecanismos chantagistas ou ameaçadores para extorquir dinheiro e favores de Nabal.

Nabal por sua vez, respondem grosseiramente, que não iria ajudar Davi e seus homens. Os homens de Davi retornam até ele e relatam o que havia acontecido. Davi ficou grandemente furioso e indignado com aquele tratamento. Imediatamente Davi convoca quatrocentos homens para destruir Nabal.

Neste instante uns dos servos de Nabal correu e contou a Abigail sua esposa o que havia de acontecer. Abigail ciente do perigo a que seu marido havia exposto toda a família apressou-se para reverte a situação. Ela, porém, agiu com extrema prudência. Qualquer gesto ou qualquer fala fora do lugar colocaria tudo a perder. Mas além de bela, Abigail era muito sábia.

O seu gesto de enviar a sua frente algo para Davi e sua gente comerem e beberem servira para apaziguar aqueles homens dominados pela cólera e pela amargura. Assim que os servos dela foram Abigail partiu, em cima do seu animal.

De novo, Abigail se mostrou sábia. Tão logo viu Davi, desceu do animal, prostrou-se com o rosto em terra e pediu uma chance para lhe falar. Primeiramente ela pede perdão a Davi. A seguir Abigail pediu a Davi que deixasse seus inimigos com o Senhor, que os jogaria longe. Depois, após afirmar que, no tempo certo, o Senhor colocaria Davi no trono de Israel, Abigail frisou: “Então, meu SENHOR, não te será por tropeço, nem por pesar no coração, o sangue que sem causa derramaste, nem tampouco por ter se vingado o meu SENHOR a si mesmo; e quando o SENHOR fizer bem a meu senhor, lembra-te então da tua serva”. I Samuel 25:31.

Davi não pode recursar o pedido sábio dessa mulher, quantas mulheres pacificadora temos hoje?

Temos vários outros exemplos de mulheres;

Eva – A Mulher Duvidosa, Porém mãe de todos.

Ana – A Mulher fiel a Deus, embora sua esterilidade não permita ter filhos, era fiel ao Senhor, e este por sua vez concedeu filhos Ana.

Mical – A Mulher imprudente; ao se casar com Davi levou deuses para dentro do seu quarto, trazendo a insatisfação de Deus e de seu marido.

Débora – A Mulher exemplo de liderança, Única Juíza, Débora foi um exemplo a todos nós, com sua liderança conduzia o povo a vitórias e temor a Deus.

Maria – A Mulher Fiel; Através dela, Deus concedeu o Salvador Jesus à humanidade.

Deus quer usar você mulher, se coloque na presença dele e deixa Ele te usar.

Exemplos de Mulheres na Bíblia
5 (100%) 1 vote

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • exemplos de como falar com mulheres
  • mulher pacificadora na bíblia
  • mulheres narradas na biblia

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!