José! O homem que Deus usa

A vida toda de José, filho do patriarca Jacó, é uma prova evidente de que ao homem que Deus usa, ele concede favores especiais. Os planos de Deus para José fizeram-no passar por caminhos diversos e adversos. Vendido por seus irmãos, por inveja, a uma companhia de Ismaelitas, por 20 moedas de prata, foi parar no Egito, a cujo país foi vendido pelos primeiros compradores. A providencia divina o levou para a casa de Potifar, o comandante de Faraó. Ai foi recebido e logo ganhou a confiança do seu senhor.

O inimigo procurou desviar o plano de Deus, usando a mulher de Potifar como instrumento, mas José manteve sua integridade diante de Deus e não pecou.

A mulher por sua vez enfurecida, por não conseguir o seu intento, acusou José de tenta-la, essa atitude desonesta contribuiu para leva-lo à prisão. Foi ai que Deus usou o moço para interpretar os sonhos do padeiro-mor e do copeiro-mor  também presos com ele.

Ao copeiro, que seria três dias restituídos ao seu cargo, pediu que dele se lembrasse, junto a Faraó, pois nada havia cometido para estar ali. Ainda demorou dois anos para que isto acontecesse.

Faraó teve um sonho de difícil interpretação, no qual nenhum mestre em ciência ou doutorado o nas melhores escolas do Egito, teve condições de interpretar o sonho do Faraó, foi neste momento que o copeiro lembrou-se de José na prisão.

Deus estava trabalhando na vida José por Seus caminhos, chamando à presença de Faraó, José ouviu o sonho dele, pediu um tempo para falar com Deus, no qual José confiava que lhe daria a interpretação do sonho.

No dia seguinte Deus havia mostrado a José a interpretação do sonho de Faraó; As vacas magras e as espigas chocas, seriam sete anos de fome naquelas terras, por falta de alimento, tudo que se plantaria não daria frutos, suas sementes seriam perdidas.

Mas para enfrentar a crise, haveria sete anos de fartura e colheitas abundantes, representados pelas vacas gordas e pelas espigas bem granadas.

É nesse ponto que a vida de José começa a mudar, foi colocado para providenciar tudo sobre o que iria acontecer ao mundo naqueles dias, porque nele se viu estar operando o Espirito de Deus. O que vai acontecer ao homem que Deus usa.

José! O homem que Deus usa

José! Exemplo que Deus lhe usa.

Por que foi o Egito, nos dias de José, o celeiro do mundo? Exatamente porque Deus usou José, colocando nele o Seu Espirito, tornando-o um homem sábio e prudente.

José como um doutor em Agricultura, prepara os produtores agrícolas para o cultivo da terra por sete anos consecutivos. O resultado foi abastecer o Egito de mantimentos para os anos de vacas magras ou de falta de produção.

Os celeiros ficaram supridos, de maneira que outros povos vinham buscar alimento no Egito. Foi a maneira que Deus usou para levar os irmãos de Jose a sua presença. Depois que ele se deu a conhecer aos irmãos, declarou-lhes que tudo o que estava acontecendo, era proposito de Deus.

Segundo suas palavras, fora ele um importante e decisivo instrumento a serviço de Deus. É uma história longa e muito emocionante, porém, a lição que tiraremos daí é a que Deus usa Seus pequenos servos para executar Sua vontade.

Em Daniel e seus três companheiros, temos exemplos semelhantes, pois também em terra estranha deram eloquente testemunho do seu Deus, mostrando por suas vidas e atitudes, a superioridade do Deus de Israel.

Como homens sábios foram colocados a serviço do reino, onde se portaram com sobriedade. A razão desse caráter ilibado e idôneo era com certeza, a presença de Deus naquelas vidas. O homem usado pelo Senhor deve entregar-se totalmente a orientação de Deus e Seus propósitos.

Neemias trabalhou como o seu povo, a volta dos cativos de Babilônia esta no proposito divino. Mas, os homens usados por Deus para efetivá-lo, tiveram lutas renhidas.

Neemias enfrentou adversários fortes como Tobias e Sambalaque, que tentaram, impedir as obras de reconstrução dos muros, procurando até artifícios, como um encontro de paz com eles. Mas, Neemias não estava só, ao contrario, tinha a proteção de Deus, não teme ameaças, não respeita o inimigo, mas corajoso e resoluto segue o seu caminho e vai ao seu alvo, porque é Deus quem peleja por ele. Que esses exemplos serviam para os lideres atuais do povo de Deus, cheios do Espirito Santo, hão de ser fortes baluartes na grande causa do Evangelho.

Deus usou José! Coloque a Disposição

José foi chamado por Faraó de Zafenate-Panéia, que significa: Salvador do mundo. Essa honra lhe foi atribuída, devido a interpretação do sonho por José, milhares de vidas foram salvas de morrer pela fome, inclusive sua família.

No sentido espiritual, Jesus é o pão da vida, Ele é Salvador do mundo na verdadeira significação do termo, e assim precisa ser Ele anunciado a todos os pecadores. A palavra de Jesus a Seus discípulos na multiplicação dos pães, tem o sentido e mostrar a responsabilidade dos servos do Senhor: “Dai-lhes vós de comer…”. é isto que precisam fazer os embaixadores de Deus, dar o pão ao faminto.

Conclusão

A Bíblia relata uma grande fome em Canaã, quando os irmãos de José foram a busca de provisões no Egito e outra que houve em Samaria, a ponto das mães comerem os próprios filhos. Temos tristes relatos de pessoas que se perderam no mar, no deserto e morreram, tanta era a necessidade de encontrar um oásis que pudesse saciar sua sede.

A grande fome de que no fala o profeta Amós não é de água ou pão, mas sim da escassez da palavra de Deus. Os que tiveram oportunidade de ouvir a palavra negligenciaram, ou retardaram sua decisão, quando terminar a graça e começarem a cair às sete últimas pragas, correrão em busca da palavra do Senhor, mas é de se lamentar, que à semelhança das virgens loucas, ouvirão  a voz do Senhor dizendo: Eu não vos conheço.

Procurarão dizendo: onde estará aquele que anunciaram? Queremos ouvi-los! Mas a Bíblia nos assegura que eles não os acharão.

“Disseram-lhe, pois: SENHOR dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”. João 6.34-35.

José! O homem que Deus usa
5 (100%) 1 vote

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • Deus usa jose
  • jose homem de Deus
  • O hommem que deus usa
  • o que vai acontecer que Deus usa

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!