Moisés! Esta no Céu? Está Morto? O Que Houve com Ele?

Moisés! Esta no Céu? Está Morto? O Que Houve com Ele?

Você já se indagou ou já ouviu alguém falar que, Moisés (líder escolhido de Deus para tirar a nação de Israel da escravidão Egípcia), está vivo? Muitos com essa ideia afirmam de pés juntos que o grande líder dos hebreus, não morreu literalmente, mais apenas deixou esse mundo, e foi para o céu, assim como Elias (O profeta), e Enoque “Que andou com Deus, sendo então, levado para junto Dele” (Genesis 5:24).

Moisés! Esta no Céu? Está Morto? O Que Houve com Ele?

Ponto de vista arqueológico e teólogo.

Flavio Josefo, historiador Judeu, que viveu entre 37 e 103 d. C; escreve em seu livro, “História dos Hebreus” (publicado pela editora CPAD, 1° edição, 1990) a seguinte afirmação, sobre a morte de Moisés: “Quando ele chegou ao monte Nebo que está em frente de Jericó, tão alto que de lá se vê todo o país de Canaã, despediu-se dos senadores, abraçou Eleazar e Josué e deu-lhes seu último adeus. Ainda ele falava quando uma nuvem o rodeou e ele foi a um vale. Os livros santos que ele nos deixou dizem que morreu porque temia que não se acreditasse que ele ainda esta vivo, arrebatado ao céu, por causa da sua eminente santidade”.

Muitos acreditam nessa fala de Flavio Josefo, outros usam o texto Bíblico, que se apresenta nos evangelhos sinóticos, Mateus, Marco e Lucas, onde temos o telado da transfiguração de Jesus, onde o relato bíblico fala que Cristo, vai ao monte para orar, juntamente com três apóstolos Pedro, João e Tiago. No evangelho segundo Lucas lemos assim: “E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.

E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,
Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém” (Lucas 9:29-31).

Depois de vermos essas informações, o que realmente aconteceu Moisés morreu, ou está vivo no céu? Cada um tem sua opinião sobre essa questão, é por isso que eu fico com a interpretação literal, Moisés morreu, e o próprio Deus o enterrou.

Mas não posso ficar na minha opinião, quero que cada um possa tirar sua conclusão, então vamos ver os textos bíblicos que afirmam a morte do líder escolhido para libertar uma nação escrava.

O primeiro texto bíblico que nos, fala sobre a morte literal de Moisés se encontra em Deuteronômio 34 vamos ler os versos 4 e 5, onde inicia com a fala de Deus a Moisés sobre a terra prometida: “E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: À tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás. Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor” (Deuteronômio 34:4,5). Sabemos que os cinco primeiros livros bíblicos, foram  escritos pelo libertador dos Hebreus, contudo acreditamos que o ultimo capito do Deuteronômio, foi escrito pelo general de Israel “Josué”.

Nesse texto podemos ver que o líder escolhido, foi ao monte Nebo no território de Moabe, para ver a terra, que Deus tinha prometido dar aos descendentes de Abraão que estavam no Egito. Logo depois vem a Óbito o grande profeta, para confirmar o relato bíblico, Josué escreve no primeiro capito, do seu livro, intitulado com o nome de seu autor, quando Deus fala, para ele, pedindo para assumir o posto de líder da nação, que havia sido anunciado a abençoado por Moisés (Deuteronômio 34:9).

Ao abrirmos o livro de Josué capitulo um verso dois, lemos: “ Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel”; podemos observar as palavras, do próprio Deus falando meu servo estar “morto”.

Para entendermos melhor nossa fala sobre a morte de Moisés, observemos o dois comentaristas falam sobre esse tema. Comecemos com o comentário da Willam Mcdonald, impresso pelo editora, Mundo cristão: “ Mesmo que a morte de Moisés tenha sido registrado por outra pessoa isso não altera a autoria mosaica do Pentateuco. Depois de ver a terra, morreu no monte Nebo e o Senhor […] o sepultou em um lugar que a escritura não revela.

Sem dúvida, a localização do túmulo de Moisés foi mantida em segredo para evitar que o povo transformasse o local em santuário ao líder de Israel e o adorasse”.

É muito interessante a fala de Mcdonald, sobre a fraqueza do ser humano e é a mais pura verdade, conseguimos perceber isso nos evangelhos, que os homens tinham uma admiração grande por esse líder; e acredito muito que se o túmulo fosse revelado hoje teríamos um grande santuário e muitas pessoas lá adorando, como hoje acontece com muitos cristãos.

Mas voltando para o comentarista, percebemos que ele deixa bem claro em sua interpretação, Moisés está “Morto”.

O outro comentarista que vamos observar é Warren W. Wiersbe, em seu comentário, impresso pela editora Geográfica lemos: “Depois de ver a terra, Moisés faleceu, e o Senhor e o arcanjo Miguel ( Judas v.9) o sepultaram no monte Nebo, num túmulo que ninguém jamais poderia encontrar em identificar.

As Escrituras não explicam, em parte alguma, o que foi a contenda entre Miguel e o diabo. O principal motivo pelo qual judas mencionou esse estranho episódio foi para refutar aqueles que falam mal de dignitários ( Jd v.8, 10), algo que nem mesmo um arcanjo faria, apesar de o “dignitário” ser o próprio diabo!

Esse acontecimento não foi registrado nas Escrituras, mas vem de um livro apócrifo chamado A Ascenção de Moisés.

Wiersbe também confirma a morte desse grande homem de Deus.

Para concluirmos, quero responder mais uma pergunta, que pode estar em sua mente, por que Moisés teve que morrer? Encontramos a resposta em Deuteronômio trinta e dois, versos 49, 52 que diz: “Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão.

E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo. Porquanto transgredistes contra mim no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim; pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel. Pelo que verás a terra diante de ti, porém não entrarás nela, na terra que darei aos filhos de Israel” (Deuteronômio 32:49-52).

Conclusão

A causa da morte de Moisés, e a causa da morte de todos os seres humanos, “o pecado”. Depois de vermos esses textos, e a fala de homens que estudam as passagens bíblicas, cabe a cada um decidir no que acredita, eu fico no que disse anteriormente, Moises está morto, e o próprio Deus o enterrou. Mas isso não traz salvação, apenas Cristo, e é nele em quem devemos colocar nossa curiosidade, para o conhecer e buscar ser cada vez mais parecido com ele.

Versão do Artigo em Vídeo

Moisés! Esta no Céu? Está Morto? O Que Houve com Ele?
5 (100%) 1 vote

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • moises batizou alguem?

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!