Namoro Cristão como deve ser?

Graça e paz, com imenso prazer que vamos tratar de mais um assunto interessante no nosso blog, espero estar auxiliando a todos com nossos artigos, enfim vamos falar do tema namoro Cristão como deve ser?

O ser humano foi criado para viver em comunhão, tanto com Deus, o seu criador (relação vertical), quanto com os seus semelhantes (relação horizontal). Na verdade, esse é o plano divino para nossas vidas, foi o próprio Senhor Deus quem declarou: “Não é bom que o homem viva só”. (Gn 2:18).

Lemos, ainda na sua palavra que “Melhor é serem dois do que um”(Ec 4:9). Deus percebendo que o homem estava sozinho e que não poderia continuar daquele jeito providenciou uma companheira que o amasse e o ajudasse.

Assim a solidão deixou de existir na vida de Adão. Precisamos de amizades, namoro, casamento para vencermos a solidão. Mas como saber, que pessoa está nos planos de Deus para a vida de cada jovem, homem ou mulher?

Mesmo na solidão o rapaz ou a moça deve tomar muito cuidado para não se envolver em qualquer tipo de relacionamento. É necessário saber esperar no Senhor (Sl. 37:7).

Algumas pessoas não conseguem aguardar o tempo de Deus e acabam se precipitando, a ponto de se envolverem com qualquer pessoa. Quantas vezes já ouvimos “Ruim com ele, pior sem”? é claro que tal afirmação não pode expressar uma verdade, não é mesmo?

Isso pode ser o resultado de um relacionamento sem o consentimento de Deus. A obra da criação foi perfeita e o criador fez macho e fêmea, homem e mulher e estabeleceu critérios para os relacionamentos. A fase da juventude é mais empolgante e envolvente da vida.

Mas nessa fase é importante estar ciente do que realmente significa o namoro e qual a sua finalidade.

Não basta apenas dizer que está amando alguém, é necessário ter responsabilidades e compromisso para com a outra pessoa. Para o jovem que realmente quer agir de acordo com as orientações de Deus, os desafios da pós-modernidade são intensos.

Namoro Cristão como deve ser

Namoro Cristão como deve ser?

Quando voltamos um pouco no tempo, percebemos o quanto as coisas mudaram. Os conceitos, os valores, os relacionamentos, as crenças. Tudo isso é tratado hoje como se não tivesse tanta importância para a vida.

Em meio essas mudanças estão o relacionamento amoroso entre um homem e uma mulher (namoro). Ainda existe namoro? 

Hoje quando um jovem fala sobre “namoro”, no sentido sério da palavra ou literal da palavra, torna-se muitas vezes alvo de piada e gozação, por parte dos amigos e colegas. O que está em evidência nos dias atuais é o “ficar” Verifique nosso artigo sobre esse tema =>Ficar ou não Ficar? Cristão pode Ficar.

Rapidamente o que é ficar. O ficar nada tem a ver com namoro, é passar um tempo juntos pode ser minutos, horas ou dias quase nunca acontece por dias.

Enfim, a pessoa que quer viver segundo os padrões Bíblicos precisa tirar de sua vida essa palavra ou maneira de se relacionar.

O namoro deve ser levado a sério, pois além de envolver sentimentos, serve como preparativo para o futuro casamento. É através do namoro que o casal passa a se conhecer melhor, não na intimidade sexual, pois esse conhecimento só se dará após o casamento.

Precisamos entender que o namoro do cristão não deve se ver igual ao praticado no mundo. Deve haver respeito de ambas as partes. Não se namora pensando no sexo, mas em afinidade de propósito e no partilha do amor com a pessoa amada.

O namoro é um período extremamente importante na vida de dois jovens cristãos e de muitas responsabilidades. Para tanto, é necessário que ambos tenham um bom nível de maturidade. Embora o desejo seja que ambos se tornem íntimos em seu relacionamento, isso não quer dizer liberdade no aspecto físico ou sexual.

A relação sexual está reservada para ser desfrutada no casamento ( Hb 13:4). A comunhão espiritual é de suma importância durante o período de namoro, pois, quando mais perto de Deus, mais força o casal terá para vencer as tentações da carne.

Devemos lembrar que Deus precisa ocupar o primeiro lugar e não o namorado (a).

Precisamos lembrar de algo importante que o apostolo Paulo escreveu a Igreja de Coríntios – “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (I Co 10:31). 

É preciso estabelecer certas normas para que o namoro cristão se torne do agrado de Deus; uma delas é evitar contato físico exagerado. Todo casal de namorado gosta de receber carinho, beijos e abraços.

Porém, deve-se parar por aqui, procure  a todo custo evitar  os avanços físicos pois e ai que o inimigo entra. Tocar em partes intima nem pensar, pois isso despertará os desejos sexuais e nesse momento é o que se deve menos ter.

Existem condições em que a frequência de visitas deve ser limitada. Isso exige paciência por parte de ambos. Algumas vezes a doença, o serviço militar, os estudos, os trabalhos os deveres pessoais impedem que estejam juntos.

Seja paciente nessas horas; tenha cautela no modo de se vestir, em sua conversa, em seu comportamento e mesmo em seus gestos. Lembre-se de semear um ambiente agradável em que vale a pena estar junto.

Evite ficar só com seu par, em ambientes fechados e por muito tempo. Procure estar com seu par em atividade com outras pessoas, ou seja, procure envolver seus amigos em suas atividades.

Qual é então a finalidade do Namoro?

Podemos dizer que o namoro é o primeiro passo para um relacionamento mais sério entre duas pessoas do sexo oposto que se amam de verdade. É a preparação para o casamento, é no namoro que os jovens têm a oportunidade para observarem com bastante atenção como é o comportamento do seu futuro cônjuge.

Poderá surgir a seguinte pergunta, por parte do casal de namorado: será que é com ele ou ela que irei casar? O fato de se estar namorando alguém não significa que este já vai ser o esposo ou esposa, é importante pedir a orientação de Deus para saber se é da vontade dele que este relacionamento amoroso prossiga ou não; afinal é ele que determina tudo em nossas vidas.

O namoro do Cristão deve ser baseado nos princípios sagrados. Alguém poderá dizer; os tempos mudaram e a realidade é outra. Sabemos que tudo mudou e muda que a pós-modernidade é algo fantástico, porém as Escrituras Sagradas continua sendo a mesma e Deus continua o mesmo com os seus mandamentos e princípios.

Se a finalidade do namoro sério é o futuro casamento, faz-se necessário considerarmos alguns aspectos importantes em relação a isso. O Pastor Paul Hoff apresenta algumas características a serem identificadas , em relação à pessoa que poderá ser o seu cônjuge.

  • Terá que ser alguém crente e se possível da mesma doutrina, para que não haja conflitos futuros.
  • Terá que ser alguém a quem possa respeitar e admirar. Não basta a atração física.
  • Tem que ser alguém com quem você se sinta à vontade e com que sinta prazer em estar.
  • É bom que seja alguém com ideias parecidas. Se uma pessoa tem ideias muito nobres e outra não, haverá choques quase irreconciliáveis entre os dois.

O namoro dos jovens cristãos não deve ser muito prolongado. Isso poderá levar o casal a ter um relacionamento muito intimo, se a intenção do namoro não for o casamento é preferível terminar.

Alguns jovens com medo de ficarem solteirões, acabam se precipitando. Namoram um pouquinho e daqui a pouco já estão com o casamento marcado. Casamento é coisa séria, pelo menos para aquele que têm a responsabilidade e compromisso com Deus.

Para a sociedade atual isso virou algo tão banal que muitos casam hoje e amanhã já estão separados. Outros antes mesmo de casarem, já pensam na separação e dizem que se não der certo tudo bem.

Lembre- se de que Deus tem um plano especial para você é só aguardar por Ele.

Agora o que resta a você que está namorando ou quer namorar se amoldar nos planos de Deus para sua vida e tudo que venha fazer faça para glória de Deus.

Pratiquem a oração e leitura bíblica busquem ter um triangulo amoroso entre você seu parceiro e Jesus Cristo.

Namoro Cristão como deve ser?
5 (100%) 1 vote

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • namoro cristão como deve ser
  • como deve ser um namoro cristão de dois jovens

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!