O que é Fé?

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem; Porque por ela os antigos alcançaram testemunho”. Hebreu 11:1-2.

Atualmente, falar sobre a certamente é muito oportuno, pois estamos vivendo um período em que muitas pessoas dizem ter fé e procuram demonstra-la de varias maneiras. Mas que tipo de fé é essa, e em que se fundamenta? Todos os dias, pela televisão, pela internet, pelos rádios etc.

Somos motivados a exercitar tal fé. Mas será que conseguimos exercê-la sem primeiro compreender o que as Escrituras Sagradas, o manual da fé, nos ensinam? Portanto, mesmo vivendo num período em que a fé tem sido muito explorada, teremos, através deste artigo, uma oportunidade de aprender o que verdadeiramente é a fé e como a Bíblia nos instrui a vivê-la.

O que é Fé

O que você vai Aprender Neste Artigo

Afinal o que é Fé?

Muitos, atualmente, acabam achando que a fé é uma crença no abstrato ou numa força interior (força do pensamento), mas, para os evangelistas, para o Apóstolo Paulo e também para o autor de Hebreus, o centro da Fé é Jesus Cristo (João 20:31).

As escrituras Sagradas descrevem a fé como: …das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. A fé é um dos pontos fundamentais para o relacionamento com o criador. Na carta aos Hebreus, no capitulo 11, observamos que o termo utilizado para definir a palavra fé (pistis) esta relacionado à confiança num Deus cujo caráter demonstra quem ele realmente é. O termo certeza, do grego hupostaisis,  diz respeito àquilo que se encontra sob uma fundamentação ou base, dando a certeza da realização.

Nossa expectativa não é em algo incerto, mas naquele que cumpre o que diz e cuja palavra não volta atrás. Consequentemente, enquanto aguardamos algo de Deus, temos a confiança de que podemos aguardar tranquilamente, sem temor.

Portanto a Bíblia ensina que a fé não é simplesmente um pensamento positivo, também não é crer numa força mística e impessoal que influencia o ser humano. Pelo contrário, a fé é racional, já que acreditamos na revelação divina que esta descrita nas Sagradas Escrituras.

A verdadeira fé bíblica é a “convicção interior fundamentada na Palavra do Senhor”. Atualmente, muitas são as pessoas que afirmam ter fé, mas a verdadeira fé consiste em crer no que o próprio Espirito Santo registrou em sua palavra, por intermédio de homens santos, que foram instrumentos de Deus neste mundo. Tais homens, apesar de todos os sofrimentos e dificuldades que enfrentaram, confiaram plenamente no que ainda não viam, demonstrando uma convicção em Jesus Cristo que não dependia das circunstâncias.

Ainda nesses versículos, a fé apresentada como a prova das coisas que nós não vemos. Sobre essa afirmação, podemos até mesmo estar nos perguntando: Como crer no que não está ao alcance de nossos olhos? A resposta a essa pergunta é um dos objetivos principais do escritor de hebreus: quando acreditamos na palavra de Deus, nós nos sentimos motivados por ela, a ponto de confiarmos plenamente que aquilo que ainda não contemplamos vai acontecer, assim sendo, a fé é a crença na fiel palavra de Deus, pela qual o “crente é convencido de que as coisas que ele não ver são reais”.

A exemplificação da Fé

Em galerias de arte espalhadas pelo país e pelo mundo, podemos observar retratos e obras de homens que se tornaram importantes do ponto de vista da escultura e da pintura, como, por exemplo, Monet e Di Cavalcanti. Tais homens são referencias no campo das artes. No capitulo 11 da carta de Hebreus, também temos homens que se tornaram referência, não por seus feitos ou por seus dotes artísticos, mas por sua vida de fé no Deus criador, que, por meio de sua palavra, criou os céus e a terra e tudo que neles há.

Sendo assim, esses homens entenderam e creram que o próprio Deus havia criado do nada todas as coisas, trazendo à existência, através de sua palavra, todo universo.

Dentre esses homens, podemos citar o exemplo de Abel, que Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala (Hebreus 11:4). A Bíblia não especifica de que forma a oferta de Abel foi superior à de seu irmão; o que ela deixa claro é que sua fé, ao oferecer o sacrifício, tornou-se justo diante de Deus. Seu testemunho de fé foi tão significativo que fala a cada um de nós, ainda hoje.

O que dizer de Enoque? Ele viveu numa civilização se desenvolvia do ponto de vista material, mas que estava perdendo sua perspectiva espiritual de eternidade. Esse homem exerceu uma fé tão intima com o criador que o agradou. Somente um homem com tamanha fé recebeu testemunho como o de Hebreus 11:5; Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.

Outro grande exemplo foi Abraão, e vários outros exerceram a fé em Deus.

O que é Fé?
5 (100%) 1 vote

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!