O que são Principados e Potestades?

Vivemos o momento de dúvida sobre o que seriam “Principados e Potestades”, alguns afirmam serem os anjos de Satanás, outros os dominadores deste mundo, algumas dúvidas e muitas teorias, pouco conhecimento, é assim que defino esse assunto.

Pois muito se ouve falar, se escreve, porém o sentido literal e contundente do que seria Principado e Potestades, poucos conseguem definir ao certo o que se trata esse assunto.

Não somos melhores que ninguém e jamais queremos ser, que fique bem claro isso. Vamos fazer duas analises básicas para junto de você que está lendo esse artigo, possamos dar uma definição sobre o respectivo assunto.

Primeiro vamos buscar ajuda no dicionário de língua portuguesa, qual o significado que ele traz sobre essas duas palavras;

Principados; Território cujo governo pertence a um príncipe ou a uma princesa.

Potestades; Potência ou poder; qualidade ou condição de quem manda de quem exerce domínio sobre algo.

Pronto, tem seu significado literal às duas palavras, embora as duas tratam-se de substantivos, conseguimos encontrar sinônimos apenas para “POTESTADE”; deus, divindade e influência. Essas são as definições gramaticais para essas palavras, porém vamos tratar em um âmbito Cristão.

Vamos citar alguns versículos bíblicos que trazem as duas palavras e através disso entenderemos melhor o que é um Principado e uma Potestade;

O que são Principados e Potestades

Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. ” Romanos 13:1.

Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra; ” Tito 3:1.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. ” Efésios 6:12.

Versão do Artigo Em Vídeo

Podemos analisar três textos bíblicos, todos estes escrito por Paulo, o primeiro aos Romanos, segundo ao pastor Tito, e o terceiro versículo para base do nosso artigo a igreja de Efésio.

Para uma melhor compreensão é preciso analisar em qual situação foi escrito esses textos, pois podemos tomar algumas conclusões nada contundentes sobre Paulo.

Quando Paulo escreve ao jovem Pastor Tito, ele quer dizer coisas absolutas e concretas, sobre como deveria ser o ministério de Tito.

É de suma importância analisar que, a igreja onde Tito estava passava por uma turbulência muito grande, pois estava sendo influenciada por falsos pregadores e profetas, fazendo com que, muitos se desviassem da presença de Deus.

Isso faz com que Paulo escreva a Tito orientado no trato com a comunidade cristã, embora Tito tenha andado com Paulo por um bom período de sua vida, aprendendo e adquirindo experiências com o apostolo, mesmo assim houve a necessidade dessa orientação.

Tudo isso informado é apenas para dizer que Paulo nessa carta exatamente no capitulo 3:1, ele usa as palavras “Principados e Potestades”, para se referir os domínios de Deus, querendo orientar aos fiéis que a obra é de Deus, que não se deveriam levar por ventos de doutrinas ou simplesmente pela opinião publica.

Vale ressaltar que a época de escrita dessa carta, à região era de domínio Romano e por sua vez usavam o sistema de principado para governar seus países e estados, quando Paulo faz essa comparação, traz aos fiéis e a Tito o despertar para se colocarem debaixo da vontade de Deus, de maneira espontânea, pois eles eram obrigados a seguirem as vontades de Roma.

Nos versículos seguintes ele vai ressaltar que todos os principados são de Deus.

No capitulo de Romanos não é diferente, quando escreve aos irmãos de Roma, Paulo usa palavras e substantivos que facilitem a compreensão de todos os leitores de suas orientações, usar os substantivos “Principados e Potestades”, era dizer que da mesma forma que eles viviam debaixo de um governo Romano, poderiam viver debaixo do centro da vontade de Deus.

Então compreendemos que Principado e Potestade não são apenas algo mal, ou de origem maligna, como muitos dizem, mas é e pode ser divino.

Vamos analisar o versículo mencionado em Efésio, aonde Paulo dessa vez faz menção a Principado e Potestade de maneira diferente.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades…

Antes de Paulo chegar neste ponto ele diz o seguinte: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Efésios 6:11.

Paulo começa novamente fazendo comparações para facilitar mais uma vez a compreensão da igreja.

Revesti de toda armadura…, para estar firmes contra as ciladas do diabo, verifique que a preocupação de Paulo é contra apenas um ser, aquele que tem como objetivo matar, roubar e destruir. O diabo é o dominador deste mundo, príncipe da maldade e das trevas, o mundo esta sob seu comando, “pois o mundo jaz no maligno”.

Podemos concluir que existem também “Principados e Potestades” da maldade, como Paulo de refere a satanás.

Vale também neste momento defender Paulo, pois devido uma má compreensão de suas palavras alguns acabam por julgando e destorcendo as palavras do apostolo.

Conclusão.

Concluímos a existência de dois principados e potestades, divinos (Deus), e das trevas (Satanás), porém existe aquele que é dominador e superior a tudo e a todos, tudo se sujeita a sua vontade e soberania.

Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas, também, no vindouro. Efésios 1:20-21

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz. Isaias 9:6

Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus, nosso SenhorEfésios 3:10-11.

Todos os príncipes e princesas e tudo que já foram criados por Jesus (Deus), então a Potestade maior e sem sombra de Duvidas a dos Céus.

Sabemos que as palavras não têm sentidos figurados, porém são usadas para comparação de domínios, e situações descritas na palavra de Deus, não podemos dizer que sua origem é algo maligno. Por esses e outros motivos à necessidade de estudo não apenas da bíblia, mais de bons livros.

Analisamos apenas três versículos, mas se procurarmos na palavra de Deus vamos encontrar muitos outros mencionando esses dois substantivos. Que se trata apenas príncipes e poderes.

O que são Principados e Potestades?
4.8 (95%) 4 votes

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • cartas das potestades
  • principado e potestade
  • potestades
  • o que são principados e potestades e suas atuaçoes
  • o que é protestades
  • na biblia o que quer dizer principados
  • Jesus está acima dos principados e potestades
  • https://jesuscristoeosenhor com/o-que-sao-principados-e-potestades/
  • çquem sao principados e potestade
  • principados e potestades

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. iver anez molina disse:

    o eu agradeço a Deus em primeiro lugar por ter tirado as minhas duvidas e ao autor deste estudo bíblico, que o senhor te abençoe.