O que Significa Circuncisão?

Circuncisão é uma operação cirúrgica que consiste na remoção do prepúcio; prega cutânea que recobre a glande do pênis. Essa remoção é praticada há mais de 5 mil anos. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% dos homens no mundo são circuncidados (algo em torno de 665 milhões de homens), a maioria por motivos religiosos, uma vez que 68% deles são muçulmanos.

Basicamente esse é o significado de Circuncisão, porém queremos tratar nesse artigo sobre o âmbito religioso, o que podemos apreender com esse ato? Quando foi instituído e por quem foi? É necessário ser circuncidado hoje? Essas e outras perguntas vamos responder neste artigo.

Quando foi instituída a Circuncisão?

Como mencionado no inicio se trata de uma operação realizada a mais de cinco anos, teve a sua origem na época do patriarca Abraão, foi através dele que começou a ser feita esse ato cirúrgico. Vejamos; Então tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa, e a todos os comprados por seu dinheiro, todo o homem entre os da casa de Abraão; e circuncidou a carne do seu prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus falara com ele” (GN 17:23).

No Livro de Genesis no capitulo 17 narra como de fato foi instituído a Circuncisão. Sua instituição foi divina, decretada pelo próprio Deus com veremos em seguida.

Por que Circuncidar?

Podemos verificar que embora fosse Abraão o primeiro a realizar tal feito, ele teve uma orientação divina e com um proposito muito grande neste ato.

Se voltarmos um pouco no capitulo 16 de Gênesis, vamos verificar o relato de Agar se deitando com Abrão para dar um filho a Sara.

Agar era serva de Sara, e esta sendo estéril e quase de idade, com  medo de não conceder filhos a seu marido, pede que Abrão se deite com sua serva e conceba um filho nela.

Nesse cenário de dor e duvida que Deus aparece para Abrão, ressaltando mais uma vez que ele seria pai de multidões.

Primeiro ato de Deus é mudar seu nome de Abrão para Abraão, após isso Deus começa a motivar Abraão; tu serás pai de uma grande nação, através de sua semente constituirei reis sobre as nações, palavras de Deus.

Porém para que isso fosse cumprido na vida de Abraão era necessário ser feito um pacto entre Deus e Abraão. Então Deus propõe o seguinte; Este é o meu concerto, que guardareis entre mim e vós, e a tua semente depois de ti: Que todo o macho será circuncidado. E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal do concerto entre mim e vós. O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o macho nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua semente.

Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; e estará o meu concerto na vossa carne por concerto perpétuo” (Gn 17:10:13).

Vale ressaltar que a promessa é para Abraão, porém deveriam ser circuncidados todos de sua casa, e todos haveriam de nascer, por esses motivos Judeus e Muçulmanos fazem isso até os dias de hoje, pois é uma marca entre Deus e seu povo.

No versículo 23 de Genesis 17, Abraão reuni todos de sua casa e faz como foi lhe orientado por Deus, lembrando que ele estava na idade de 99 anos, e Ismael filho de Agar estava com 13 anos, tinham passado da idade de 8 dias, mais deveria se cumprir para que aliança tivesse efeito. E todos da casa de Abraão foram circuncidado.

Judeu tem três sinais de Deus para com eles; Sábado, Pascoa e Circuncisão, e eles mantem isso dentro dos seus corações.

E agora! Devo me Circuncidar

E agora! Devo me Circuncidar? 

Se analisar pela ótica da medicina, com certeza a maioria dos médicos aconselharia a fazer essa cirurgia, pois tem a sua prevenção. Quando é realizada essa prevenção, às chances de pegar uma doença chamada fimose é quase de 0%, pois a operação da fimose é efetuada apenas quando há a infecção no pênis, devido uma má higienização e dificuldade em puxar a cutânea que cobre o pênis para trás.

Olhando em uma visão bíblica e religiosa, vamos responder se devemos ou não nos circuncidar.

No evangelho de Lucas capitulo 2 verificando que Jesus seguiu o costume, e foi levado pelo seu pais a circuncisão, porém isso não afirma nada sobre a obrigatoriedade sobre o ato de aliança.

Porém vemos no texto de Gênesis que a promessa é para toda descendência de Abraão e aonde nos encaixamos?

No livro de gálatas temos a resposta; “Porque, em Jesus Cristo, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma; mas, sim, a fé que opera por amor” (Gálatas 5:6)

Paulo em sua carta a igreja de Gálatas tenta explicar sobre a questão da circuncisão, pois não apenas nessa igreja, havia a conversão de gentil e Judeu, com isso levantaram aqueles (judeus) que afirmavam a necessidade dos gentis serem circuncidados, Paulo intervém, dizem que a verdadeira circuncisão é a marca de Cristo em nossos corações, explicando que Jesus morreu para que todos tenham a salvação; Judeus, Gregos, Romanos, sem exceção.

Então hoje não existi a necessidade de nos submetermos a esse ato cirúrgico, apenas levar a marca de Cristo em nossas vidas; Seus mandamentos e estatutos.

O que Significa Circuncisão?
5 (100%) 1 vote

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • circuncisão de Abraão estudo
  • o que é circuncidados
  • porque no passado faziam a circunsisão?

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!