O que significa Holocausto?

“Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto; o holocausto será queimado sobre o altar toda a noite até pela manhã, e o fogo do altar arderá nele”. Levíticos 6.9

Graça e Paz, vamos neste artigo, falar sobre os sacrifícios que eram feitos a Deus, entenderemos o significado de Holocausto; Quais eram? Quem podia fazer? Analisaremos fatos da antiga aliança para esclarecer sobre o assunto.

O Significa Holocausto

O que é Holocausto?

Holocausto é um termo que vem do grego Holocaustos, onde Holos significa “todo” e kaustos pode ser entendido como “queimado”. Originalmente o termo se referia à oferta queimada, um tipo de sacrifício onde animais são totalmente queimados pelo fogo.

Holocausto é toda oferta queimada; importa dizermos que nem todos os Holocaustos são feitos ao nosso Deus, na verdade no 74 d.C, foi extinta a prática de oferendas queimadas a Deus, pelo imperador romano dá época. Todas as ofertas de sacrifício foram exterminadas, então nos dias atuais não existi ofertas de Holocausto a Deus.

Diversos ritos pagãos fazem o holocausto até os dias atuais, vemos exemplos bíblicos de povos que tinham essa pratica de oferenda a seus deuses, um exemplo mais conhecido são os profetas de Baal, que ofereciam ofertas queimadas a seu deus.

A partir do XX a palavra Holocausto toma um novo sentido, quando na segunda guerra mundial houve – se um grande genocídio de cerca de 6 milhões de Judeus,  realizado pelo regime Nazista Alemão.

Holocausto foi o maior genocídio do século passado, matando cerca de 11 milhões de pessoas, na Europa, este holocausto, foi tramado pelo um regime exclusivista liderado Adolf Hitler, onde mataram não apenas Judeus, também negros, homossexuais, deficientes entre outros. Esse genocídio é conhecido até os dias de hoje.

O Holocausto Bíblico?

O Holocausto começa a ser citado com mais evidencia no livro de Levíticos, conhecido como livro das leis, neste livro esta listada todas as leis de cerimonias, civis e sociais, entre as de cerimonia esta o Holocausto.

Holocausto era feito para expiação do pecado, esta oferta era toda queimada, existiam outros tipos de ofertar de sacrifícios e Holocausto. Levíticos 6. 3-4;

“E a sua expiação trará ao SENHOR: um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimação, para expiação da culpa trará ao sacerdote; E o sacerdote fará expiação por ela diante do SENHOR, e será perdoada de qualquer das coisas que fez, tornando-se culpada”.

Apenas o Sacerdote que podiam fazer os Holocaustos não poderia ser feita por ninguém, pois tinha toda uma preparação Espiritual para esse evento, deveria ser pessoas separadas por Deus, pois Deus não receberia sacríficos feito por mãos pecadoras e de qualquer maneira. Porém antes da ordenança de Deus que apenas os Sacerdotes poderiam fazer essa pratica de oferenda algumas pessoas fizeram Holocausto.

Pessoas que fizeram Holocausto

Noé ofereceu a Deus em forma de gratidão; “E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar”. (Genesis 8.20)

Abraão em um ato de Fé provado por Deus ofereceu Holocausto a Deus; “E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar”. (Genesis 22.13)

Moisés orientado por Deus, antes da última praga do Egito, disse a povo a fazer o Holocausto, e este, faz menção sobre a profecia de Jesus o último sacrifício vivo. “Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao SENHOR nosso Deus”. (Êxodo 10.25).

Davi em forma de gratidão por Deus ter permitido que a Arca da Aliança fosse devolvida a seu povo ofereceu holocausto a Deus; “E introduzindo a arca do SENHOR, a puseram no seu lugar, na tenda que Davi lhe armara; e ofereceu Davi holocaustos e ofertas pacíficas perante o SENHOR”.(II Samuel 6.17).

Qual a necessidade do Holocausto hoje?

Como vimos neste artigo, o Holocausto era necessário para remissão dos pecados do povo de Israel.

Temos um artigo relacionado a esse assunto “Qual Significado da Páscoa?”. Quando falando do assunto remissão de pecados, vamos direto para Jesus.

Todos os sacrifícios eram feitos com animais vivos, este por sua vez não poderiam ter manchas ou qualquer deficiência, eram levados até os sacerdotes para a imolação e oferenda a Deus, para o perdão dos pecados de quem levou o animal.

Quando Jesus veio a mundo, foi morto, em sacrifício vivo á na cruz do calvário, vez o último Holocausto necessário para o perdão dos pecados da humanidade.

Hoje quando pecamos não mais a necessidade de comprarmos um animal (boi, cordeiro, etc) e levar até um sacerdote para expiação de nossos pecados. Precisamos, então, reconhecer o sacrifico deJesus, aceitar Ele, e pedir perdão pelos pecados cometidos, apenas isso nos garante remissão pelas nossas falhas.

“E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus”. João 1.36

O que significa Holocausto?
5 (100%) 1 vote

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • a lei do holocausto
  • holocausto en la biblia
  • o que significa holocausto na bíblia

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. marinete disse:

    Gostaria de receber significados de sacríficio e qual a diferenciação entre sacrifício e holocausto

  2. Marco Sousa disse:

    Ora, ora, mas “vocês” não acham que é muito ser (BOBINHO) em esperar que o “povo de Israel” pratique os ensinamentos de Cristo???. “Eles” nem acreditam no Cristo e imaginem se iria cumprir as determinações do Imperador romano da época (74 dc) e imaginem, nos dias atuais, com a arrogância que eles têm!. É ser muito OTÁRIO em (acreditar) que os israelitas de hoje,ontem e sempre, deixaram de praticar seus sacrifícios seja (holocausto, sacrifícios ou o quer que seja) derramando sangue. Ainda hoje “eles” praticam o (interdito) imolando (nações inteiras ao seu Deus), como estão fazendo com a Palestina!.

  3. Inácio disse:

    Eu entendo diferente.

  4. Inácio disse:

    Vejamos , na cultura judaico cristã nos temos duas colunas representadas em dois livros 1 é o antigo testamento um resumo do Tora o outro é a Cabala, podemos entender a Cabala resumidamente como um ensinamento cético onde foi possível observar tudo que já havia sido dito em outras civilizações antigas e dentro de uma afirmação lógica , sim Deus existe mais nunca saberemos explicar e a lei do Holocausto tinha como objetivo colocar em cheque a afirmação de todos os profetas homens que afirmavam possuir maior ligação com Deus , nos o injustiça remos, tortura remos e por fim mata remos assim Deus intervirá e os sacerdotes judeus pela primeira vez contemplara a face de Deus. Nunca ninguém sobreviveu ao holocausto .

  5. Inácio disse:

    Vejamos , o Darwinismo tem uma falha excepcional quando aponta a existência humana a um acontecimento de evolução biológica como se fossemos uma relês animal claro que não somos e a teoria não se aplica ao ser humano em facto, entendemos que a diferenciação dos seres humanos em etnias demandaria de milhões de anos de grupos humanos separados por oceanos etc houve clara distinção e mudanças superficiais mais a um detalhe onde todos os seres humanos se encontram ( a idéia é divina) podemos afirmar que a inteligência humana é de fato nossa herança de Deus nosso criador e estamos todos no mesmo nível de capacidade dentro das circunstâncias óbvio , no passado houve civilizações que acreditavam que a diferenciação do homem ao mundo animal se dera a miscigenação com seres espaciais , eu já ouvi muitas vezes a palavra (unge) na religiosidade atual porém nenhuma cultura ou civilização um dia explicou o verdadeiro momento da criação do homem mais biologicamente, e fisiologicamente o homem é a maior prova da existência de Deus pois não há nada igual na imensidão do universo e sim concordo que todos possuímos uma cota de Deus dentro de nois .