Os 7 Mergulhos de Naamã. O Milagre acontece!

Graça e paz querido irmão e leitor do nosso blog. Vamos neste artigo mostrar alguns detalhes importantes da vida, de um dos maiores Generais de Guerra que Assíria já teve. Entenderemos o que os mergulhos de Naamã começam bem antes de ele chegar ao Rio Jordão, você conhece Naamã como um homem: arrogante, prepotente, orgulhoso, e sem direito a benção de Deus, porém vamos desmistificar esta impressão sobre a pessoa de Naamã.

Hoje em dia vejo muitos sermões sobre a vida de Naamã, em todos eles, vejo pessoas e pregadores dizendo tudo sobre este homem, menos que ele é uma boa pessoa, ou que tinha motivos para agir como agiu em alguns momentos, não vou apenas me ater à vida dele, mas sim a sua história, que se encontra no Livro de II Reis 5.

Os 7 Mergulhos de Naamã. O Milagre acontece!

Antes dos Setes Mergulhos de Naamã

E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levou presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra”. (II Reis 5).

Verifique o texto acima, que Naamã era capitão do exercito Sírio, que havia ganhado muitas guerras, mas um detalhe interessante que passa despercebido por muitos é que as vitórias de Naamã viam através de Deus, o escritor do livro de Reis escreve Senhor com letra Maiúscula, levando ao nosso entendimento se tratar do próprio Deus dos exércitos. Verifique acima a parte sublinhada.

Antes do primeiro mergulho de Naamã no Jordão Deus permite que vença mais uma guerra, e com essa vitória em cima do povo de Israel, ele traz uma garotinha para trabalhar a serviço de sua esposa.

Este foi o primeiro mergulho de Naamã, mergulho esse involuntário, mas preparado por Deus. Pois como vimos às vitórias de Naamã era concedida por Deus, então foi permissão de Deus que essa menina Israelita fosse parar na casa de Naamã.

O Evangelho aponta para os setes mergulhos de Naamã

“Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra”.

Quando leio este versículo meu coração se enche de alegria, fico cheio do Espirito Santos, vejo a Gloria de Deus aqui.

Verifique que a menina que havia sido tirada do convívio familiar, por Naamã, levada a uma terra distante, e colocada como escrava a serviço daquele que, acabou com sua família, destruiu suas esperanças, fez com que vivesse sem um parente próximo. Essa garotinha tinha todos os motivos para desejar coisas terríveis a Naamã, poderia até sentir alegria em o ver sofrendo com a lepra.

Mas o que vemos é algo surpreendente, ela se compadece da dificuldade de Naamã, ela sentiu a dor daquela família, essa menina movida pelo Espirito Santo de Deus, e fazendo um papel de evangelista diz: “Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra”.

Meu querido irmão, quero lhe falar o seguinte não qual a terra que Deus lhe mandou, não sei se está sofrendo ai, se seu coração está triste, mas tenho alho a lhe dizer, faça a obra de Deus não importa as circunstancias que te levaram aonde você está, não deixe o ódio entrar em sua vida.

Veja que o primeiro mergulho foi dado, não por Naamã, mas por uma menina cheia do poder de Deus.

O Caminho até os mergulhos

“Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação”. (II Reis 5.9-12)

Naamã o evangelho da cura e da salvação, e primeira atitude é correr até ele. Primeiro Naamã notifica o ocorrido a seu rei, o evangelho sendo propagado. O rei autoriza Naamã a voltar até Samaria em busca de sua cura.

Porém quando chega se depara com um rei se preparo e sem fé em Deus, quando o rei de Samaria é notificado por que Naamã, esta em sua cidade, fica amedrontado pensando que Naamã queria fazer guerra novamente.

Lembre-se de algo, o evangelho aponta para Deus o autor e consumador de nossa fé, então ele deveria procurar a pessoa usada por Deus, ou embaixador de Deus ali em Samaria, no caso seria o profeta Eliseu.

Momento após a reação do rei samaritano, Eliseu fica sabendo da presença de Naamã e o manda ir ter com ele. Como conhecendo a história, Naamã se dirige até a presença de Eliseu, porém chegando lá ele se decepciona com a atitude do Profeta de Deus.

Eliseu não o recebe nem na porta, só com que se banhe 7 vezes no rio Jordão, essa atitude deixa Naamã transtornado, e com isso deduzimos que ele era orgulhoso.

Imagem a seguinte questão: a distancia da Síria para Samaria era uma viagem de quase três dias, imagem se você saísse de sua casa em busca de cura, seja material ou espiritual, e chegando ao local que lhe indicaram a pessoa nem lhe recebesse na porta, qual seria sua reação?

A reação de Naamã foi desistir de seu objetivo, voltar para traz.

O Espirito Santo leva você aos mergulhos

Com a atitude de retroceder para Síria, devido à recepção de Eliseu, o Espirito Santo entra em ação.

Veja que os amigos de Naamã movidos por Deus o orientam a ir banhar-se no Jordão, pois o que Eliseu havia pedido era algo simples. Mediante essas palavras Naamã decide ir até o Rio sujo.

Uma das preocupações de Naamã era que o Jordão era sujo e um dos piores rios daquela época devido à lama existente, mas mesmo assim ele foi.

Sabe aonde é o Jordão hoje? É a igreja que você congrega! Sabe por quê? Lá é local de cura, libertação e salvação, e está cheio de pessoas doentes, cheias de defeitos como você, assim como o Jordão a Igreja de Cristo esta cheia de pessoas problemáticas querendo libertação e cura.

Os Sete Mergulhos de Naamã

Quando ele chega à beira do Jordão, ele tira sua roupa. Lembro-me de um versículo bíblico, tira as sandálias dos seus pés, pois o lugar que pisas é santo.

Ele dá o primeiro mergulho: Motivado com a possibilidade de cura, e na sua vida é da mesma forma, quando entra para igreja, está motivado cheio de fé e do Espirito de Deus.

Ele efetua o segundo mergulho: Sua motivação está ganhando unção, pois precisa de coragem para continuar, da mesma forma acontece conosco.

Então vai para o segundo mergulho: Neste caso, creio a fé começa a ser abalada, pois já foram três e nada aconteceu, com você é semelhante, mas quero lhe dizer a vitória vem momento certo.

Quarto mergulho meio do caminho: Imagino-o perguntando aos seus amigos: vocês notam alguma mudança? E a resposta sendo negativa. Neste momento é maior decisão continuar ou desistir? Ele continua.

Quinto mergulho: simboliza a , confiança, perseverança que algo vai acontece.

Quinto e sétimo mergulho: concretiza-se o milagre na vida de Naamã.

Hoje pode ser o momento do seu sétimo mergulho, lembre-se que ele começa muito antes de entrar no Jordão.

Os 7 Mergulhos de Naamã. O Milagre acontece!
3.8 (76.67%) 12 votes

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • estudo biblico obq significa os setes mergulho de naama
  • folhetos para igreja 7 mergulho de naamam
  • os 7 mergulhos de naama significado
  • os sete mergulhos da p
  • os sete mergulhos de namâ
  • os sete mergulhos no rio jordão
  • osmergulho de naama
  • quantos mergulho nama deu
  • sete mergulho de naama

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!