Parábola de Jesus: Filho Pródigo

Lucas 15: 10-32

O que diz a Parábola.

Vamos falar nesse artigo sobre uma das parábolas de Jesus, como de costume Ele gostava de falar por parábolas para melhor compreensão dos que seguiam.

Essa narrativa tem três personagens centrais: Pai e seus dois filhos, lemos em Lucas que o filho mais novo pede a parte que tem por direito nos bens do seu pai, e o pai assim faz sem esboçar qualquer tipo de reação contraria, feito isso no dia seguinte o filho vai embora da casa de seu pai para uma terra distante, ao chegar lá o garoto gasta tudo de maneira descontrolada como narra o médico Lucas em seu evangelho.

Tendo gasto tudo que possuía e vindo uma forte crise naquela cidade ele começou a passar fome, resolvendo então pedir emprego para um dos moradores daquela cidade.

Depois de Empregado,  seu patrão mandou que fosse apascentar porcos no campo. Passado alguns dias o rapaz sentindo tanta fome, deseja comer a comida que era dada as porcos.

Então ele se recorda de como seu pai tratava seus funcionários, e deseja voltar para casa pelo menos  para trabalhar para seu pai.

Quando esse rapaz chega em casa, seu pai se alegra muito, manda preparar um banquete, faz uma grande festa, pois seu filho que estava perdido, (morto) voltou para casa, creio que o menino se surpreende com a atitude de seu pai e deve ter se alegrado também, mas chegando seu irmão do campo fica indignado ao saber que seu irmão retornou para casa, e seu pai matou bezerros para uma grande festa, ele então é consolado pelo seu pai.

Parábola de Jesus Filho Pródigo

O que aprendemos com essa Parábola?

Primeiramente precisamos destacar o versículo 10 “Assim vos que digo que há alegria dos anjos de Deus quando um pecador se arrepende de seus pecados”, esse versículo é chave para compreensão dessa história.

Jesus enaltece a importância de uma pessoa que está perdida no mundo de pecados e desgraça, quando essa larga esta vida, deixa o pecado e volta para Cristo.

É interessante mencionar que não há nenhum registro de festa no céu, só essa quando um pecador se arrepende.

Também aprendemos várias outras coisas com essa linda história;

Você é livre!

Deus nos dá o livre arbítrio para fazermos todas as nossas escolhas sejam boas ou ruins, não nos impede de nada, apenas nos orienta a tomar as melhores decisões para nossa vida, veja que o pai do garoto não chama sua atenção quando seu filho escolhe ir embora, apenas deixa ele ir, e conosco não é diferente, Deus permite irmos.

Então devemos estar sempre debaixo dos conselhos de Deus para que nossas escolhas sejam as corretas.

Faça o que quiser!

Interessante ressaltar que aquele rapaz foi para uma cidade distante e começou a viver descontroladamente, imagino que foi para longe para fugir das pessoas que poderia encontrar na rua, nas festas, em qualquer lugar.

Entendo que esse jovem começou a viver uma vida sem nenhum respeito por Deus, gastando seu dinheiro com bebidas e mulheres, só que uma vida sem responsabilidade acarreta uma série de problemas; o primeiro encarado por ele foi a falta de dinheiro, depois uma crise na cidade e para comer teve que se humilhar a ponto de mendigar o pão.

Podemos viver nossa vida de qualquer forma, porém os riscos que corremos são enormes, doenças, mortes, acidentes, perder tudo e todos que estão em nossa volta nos levando a um poço sem fim, nesse momento bate tristeza, arrependimento, dor e vários sentimentos ruins que são proporcionados pelo o Espirito de Deus, pois ele que nos leva a olhar para Deus e ver o quanto Deus é misericordioso conosco.

Pode ser que não de tempo!

Graças a Deus a história desse jovem acabou feliz, arrependeu-se de seus pecados voltou para a casa do pai e viveu o novo de Deus para ele, porém na vida real muitas vezes não é dessa forma, quantos jovens tem saído da igreja escolhido o mundo e uma vida sem responsabilidade, vivendo loucamente sem perspectiva de um amanhã, e vários desses acabam morrendo ou sendo presos.

Alguns meses fui fazer uma visita com a minha igreja na fundação casa em SP, chegando lá fizemos um culto, e algo interessante me chamou muito atenção, maioria dos jovens sabiam cantar os hinos, acabado o culto fomos bater um papo com eles, aquilo que me intrigava teve uma resposta, a grande maioria daqueles jovens eram filhos de crentes e até de pastores, fiquei espantado em ouvir isso deles, alguns estavam arrependidos outros muitos orgulhosos não davam o braço a torce para Cristo.

Hoje temos essa oportunidade de voltar para casa do pai, você que esta lendo ou conhece alguém que esta longe de Cristo volte para ele, como na história Deus nosso pai esta nos esperando de braços aberto para receber toda e qualquer alma arrependida.

Conclusão

Jesus te ama e ama os filhos mais velhos, esse simbolizam os que permanecem firmes na casa do pai, quando aquele homem olha para seu filho e diz que é dele tudo que possui, Deus faz o mesmo toda sorte de benção é sua, tudo que pedires em meu nome crendo vai receber, homem sendo mal pode dar coisas boas aos seus filhos imagina Deus que tem uma natureza extraordinária.

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!