Parábola de Jesus: O Bom Samaritano!

Vamos analisar mais uma Parábola de Jesus, ele usava essa forma de pregação para um maior entendimento da população,  e até hoje os maiores pregadores da palavra de Deus utilizam essa forma de ensino para chamar atenção e endossar seus sermões, tornando eles mais cativantes e compreensíveis.

Vamos entender o que Mestre queria ensinar com essa parábola.!

O que você vai Aprender Neste Artigo

Parábola do Bom Samaritano.

Essa narrativa encontra-se no evangelho de Lucas Cap. 10: 25-37;

Começa com Cristo ensinando, creio que estava em uma roda de ensino, eis que se levanta um homem, à bíblia narra sendo um doutor da lei (conhecedor do Pentateuco) e tentando intimidar  o mestre faz a seguinte pergunta; O que farei para herdar a vida eternar? Jesus nada bobo responde aquele homem com outra pergunta; Que está escrito na lei? Como Lês?.

O Certo doutor,  sem jeito responde; Amarás a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a ti mesmo. Jesus então disse: pronto faça isso e será digno de morar com Deus. Porem inconformado com a situação o homem insiste dizendo; Quem é meu próximo? Então o grande mestre começa uma Parábola para facilitar o entendimento do homem e das pessoas;

Descia um homem de Jericó para Jerusalém e este foi surpreendido por assaltantes que além de levar tudo que possuía bateram tanto nele que o deixou quase morto, por ocasião descia pelo mesmo caminho um levita (tribo de Levi tinha funções no templo) porém este vendo aquele homem jogado precisando de ajuda atravessou a rua e fez que nem viu.

 Momentos depois passou também um sacerdote (homem escolhido por Deus para sacrifícios no templo) e da mesma forma este fez como o anterior, Jesus narra que logo após esses dois homens descia um Samaritano e ele avistou aquele rapaz jogado quase morto, então seu coração se moveu de compaixão por ele, querendo lhe ajudar, foi então que o homem de samaria cuidou dele e de seus machucados, colocou o rapaz em seu cavalo, levou até um hotel deixou lá e pagou pela estadia dizendo que se houvesse mais gastos pagaria na volta.

Ao findar a parábola, Jesus questiona o homem; Quem parece ser o próximo daquele homem? E a resposta foi a prevista; o samaritano.

Parábola de Jesus O Bom Samaritano!

Explicando a Parábola!

Bom, tem duas explicações para essa a parábola; Mas vamos ficar apenas em uma, e futuramente escreveremos a segunda explicação.

Como já foi mencionado Jesus estava em um lugar onde existia vários doutores da lei, pessoas que tinham por profissão estudar o Pentateuco ( 5 primeiro livros bíblicos), Jesus pregava amor e uma nova terra preparada,  estes homens não gostavam de Jesus queriam mostrar segundo eles que Jesus era uma farsa, porém o mestre conhecendo o coração daqueles homens, e quis mostrar para eles que nossa salvação só depende  de nós mesmo, pois vemos aqui que a dúvida não era amar a Deus, mas sim a seu próximo.

Judeus por costume não gostam muito de ajudar ninguém e Jesus faz uma narrativa mostrando essa necessidade de se condoer com as dificuldades alheias.

Verifique que o homem descia de Jericó para Jerusalém, podemos então afirmar que este era Judeu, passa então dois conterrâneos seus, pessoas que serviam o mesmo Deus, provavelmente na mesma sinagoga, mas não tiveram compaixão daquele homem, em nossa vida isso não é diferente.

Salomão narra em provérbios sobre amizade, diz que existem amigos mais chegados que irmão, porém para conhecer um amigo fique sem dinheiro e saberá se esse é seu amigo mesmo, muitas das vezes esperamos o auxílio e ajuda daqueles que festejam conosco, comem na mesa, se alegram, mas infelizmente em alguns momentos não é assim, ajuda vem de quem menos esperamos, vem daquele que nem convive com você, não foi festa de aniversário do seu filho, não foi seu padrinho de casamento, vem de pessoas realmente enviadas por Deus.

Foi o que aconteceu com aquele jovem, a parábola não diz se ele esteve consciente quando passou o levita creio que seu coração se alegrou na esperança de ajuda e na sequencia se frustrou com atitude do servo de Deus, então vem o Sacerdote, o jovem deve sentir novamente aquela esperança, seu corpo doe porém deve conseguir forças para uma leve ação em busca da atenção daquele homem, mas infelizmente sem sucesso e a decepção com ser humano deve tomar conta daquele coração. 

Podemos nos decepcionar com os homens mais com Deus jamais, no final de sua vida vê um homem descendo em sua direção, ele deve até ter ficado com medo, pois se tratava de um estrangeiro naquelas terras, pode ter pensado que sua vida estaria nesse momento por fim, mas foi surpreendido com ação do Samaritano, pois ele age diferente, pega o rapaz trata os seus ferimentos com óleo coloca curativos, fantástico essa atitude, coloca ele em seu cavalo e leva para lugar de conforto;

Jesus quer te usar como samaritano e vai enviar samaritanos em sua vida para curar e leva-los a um lugar de conforto.

Parábola de Jesus: O Bom Samaritano!
3.7 (73.33%) 3 votes

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • o bom samaritano
  • parábola da vinda de jesus
  • parábola do bom samaritano

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!