Parábolas de Jesus: A Ovelha perdida!

Graça e paz aos caros leitores, nosso desafio dessa vez é trazer a todos o que o bom mestre quis nos ensinar com a parábola da ovelha perdida, creio ser um assunto bem fácil de compreensão de todos, pois quase em todas suas parábolas Jesus foi objetivo e nos dá um ensinamento profundo nessa que vamos analisar;

Essa parábola esta narrada no livro de Lucas 15:1-7.

“E chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para ouvi-lo.

E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. E Jesus  lhes propôs esta parábola, dizendo:

Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso;

E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.

Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”.

Parábolas de Jesus A Ovelha perdida!

O que você vai Aprender Neste Artigo

Objetivo da Parábola!

Para entendermos melhor cada parábola de Jesus precisamos analisar alguns princípios; contexto no qual a parábola está inserida, isto é o lugar e a circunstância, as pessoas para quem ela foi contada e o problema em questão.

Analisando o texto acima vamos tirar alguns pontos importantes para compreensão dessa parábola; verifique que Lucas começa dizendo que esta junto de Jesus, publicanos e pecadores, quando ele se refere a essa classe de pessoas quer nos dizer que naquele momento ao lado ou em volta de Jesus só havia pessoas excluídas e rejeitadas pela sociedade Judaica, pois os Publicanos tinham fama de perseguir os Judeus com impostos altos e injustos, muito das vezes humilhando aqueles que não tinham como pagar, e os pecadores pessoas que poderiam ou não ser judias.

No versículo seguinte verifique que tinha também os fariseus e os escribas, eram Judeus conhecedores das escrituras e julgavam o mestre por se assentar, e ensinar pessoas pecadoras e incrédulas.

Primeiro ensinamento de Jesus ;Ele veio para salvar todos que querem salvação, o plano de salvação a principio era para os Judeus, porém; ”Ele veio para os seus e esses o rejeitaram”, com a rejeição do povo que foi escolhido por Deus, essa então se estende a todos nós, não importa raça, cor, idade, tamanho, Jesus veio a salvar aquele que quer salvação; “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único para morrer na cruz, para remissão dos pecados da humanidade e todo que nisto crê não perece mais tem a vida eterna” João 3:16.

Segundo detalhe importante que notamos, Jesus começa a narrar sua história dizendo que um homem tinha 100 (cem) ovelhas e 1 (uma) havia desgarrado do rebanho, e este notando a ausência de uma de suas ovelhas sai a sua procura deixando então a os outras 99 (noventa e nove) juntas, e quando este acha a ovelha perdida volta para casa e dá uma grande festa.

Querido, isso é extremamente fantástico, pois este homem que tinha cem ovelhas é o próprio Jesus, pois ovelhas somos nós aqueles a quem Jesus ama e entregou sua vida.  “Eu sou o bom Pastor: o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” João 10:11. Não importa onde estivermos Jesus vai a nosso encontro nos traz de volta para sua casa, para junto do seu rebanho.

Terceiro e último ensinamento; A alegria do Senhor esta na salvação dos perdidos, no arrependimento dos pecadores, no retorno para casa daqueles que andam errantes pelo caminho.

Quando um pecador se arrepende a uma grande festa no céu como a Bíblia sagrada diz, e essa festa aqui é mencionado por Jesus Cristo.

Com essas palavras ele tentou ensinar os fariseus e escribas que a salvação é para todos, Judeus, Romanos, Pecadores, Brasileiros, asiáticos, para todo aquele nele crê.

Observação Importante!

Quando Jesus refere-se em deixar as noventa e nove, ele não está sendo negligente com essa atitude, pois deixar essas juntas refere-se às mesmas estarem no lugar certo e já desfrutam do amor do bom pastor; essas ovelhas são os crentes fiéis e tementes a Deus que não se afastam de Jesus, que tem sua mente focada e centrada em sua salvação e não deixa se levar por situações da vida, pessoas maduras espiritualmente e convictas do que querem para si.

Bom agora que você sabe que o Bom Pastor que deu a vida pelas suas ovelhas e esta a sua procura, para te buscar, e lhe trazer de volta para junto do seu rebanho, se assim você se encontra, ou se conhece alguém que anda desgarrado, longe do rebanho de Cristo vá atrás dele faça o papel do mestre siga o grande exemplo e verás a recompensa que Deus tem para você. Jesus te ama, espero ter ajudado.

Parábolas de Jesus: A Ovelha perdida!
5 (100%) 1 vote

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!