Pregação para Jovens – Técnicas para desenvolver uma mensagem.

pregacao-para-jovens

Falar para jovens não é uma tarefa fácil, porém também não é um bicho de sete cabeças, quando recebo convite para ministra para jovens fico feliz, pois amo de paixão a tarefa de transmitir a mensagem de Deus para adolescentes e jovens.

Mas alguns pregadores sente arrepio quando recebem convites para ministrar em cultos ou programações jovens. Vamos tentar passar algumas técnicas que auxilie você a montar uma pregação simples, eficaz e que transmite da melhor maneira possível, para que os objetivos sejam alcançados que no caso é vidas salvas para Cristo Jesus.

Pregar para Jovens – 1ª Técnica = “Escolhendo Estilo de Sermão”

Hoje em dia existem três estilos ou classificações de sermão, são eles: “Temático, Textual e Expositivo”. O grande problema de muitos pregadores é não conhecer o seu estilo de pregação, muitos pregadores se apegam e contar um testemunho em vez de pregar a palavra de Deus.

Lembre-se: Toda pregação precisa ter um objetivo. “O pregador que não fixa com clareza o propósito de sua mensagem tende a ficar falando em círculos intermináveis”.

Você deve estra se perguntando; O que é e como funcionam esses estilos de pregação? Vou responder todas elas e creio que você conseguirá desenvolver bem seus sermões.

  • Sermão Temático: O sermão gira em torno do tema. Ele é aquele cujas “divisões principais derivam do tema, independente do texto”. “No sermão temático, o pregador determina o assunto que deseja e então busca os textos bíblicos para formar as divisões principais que vão apoiar o assunto escolhido. Em outras palavras, primeiro vêm o tema e depois os textos bíblicos”. Com toda certeza, este é o método mais usado. O motivo? Ele é o mais fácil deles.

  • Sermão Textual: O sermão gira em torno do texto. Se no temático, as divisões principais se derivam do tema, no textual elas se derivam de um texto. “Sermão textual é aquele em que as divisões principais são derivadas de um texto constituído de uma breve porção da Bíblia. Cada uma dessas divisões é usada como uma linha de sugestão, e o texto fornece o tema do sermão”. Ele é tirado de uma porção pequena da Bíblia, geralmente de um só versículo, de onde vem a ideia central do sermão. “Difere radicalmente do sermão temático no que diz respeito à origem do assunto. Enquanto no temático o assunto sai da cabeça do pregador, no textual o assunto sai do próprio texto bíblico”.

  • Sermão Expositivo: De longe este é o melhor método para se realizar uma pregação eficaz. Por quê? A reposta é simples. Ele se baseia em um bloco completo de pensamento; num parágrafo. James Braga o define como: “aquele em que uma porção mais ou menos extensa da Escritura é interpretada em relação a um tema ou assunto. A maior parte do material deste tipo de sermão provém diretamente da passagem, e o esboço consiste em uma série de idéias progressivas que giram em torno de uma ideia principal”. O sermão expositivo é o que mais evidencia o texto da Bíblia Sagrada. “É uma exposição do texto propriamente dita”.

Pronto temos os três principais estilos de sermões agora basta você um e se dedicar nele. Como a ideia neste artigo e fazer de você um excelente pregador para jovens vou o sugerir e montar um sermão com você. No próximo tópico vamos desenvolver o sermão temático, por se tratar do estilo que mais atrai os jovens.

Pregar para Jovens – 2ª Técnica = “Desenvolvendo o Estilo de Sermão”

Após a escolha do estilo de sermão precisamos desenvolver ele, como disse anteriormente o melhor e mais fácil estilo é o Temático, pois nele vamos sugerir um tema e trabalha em cima do mesmo. Vamos lá?!

Assunto escolhido: “A esperança do cristão”. Podemos dividir um sermão sobre este assunto da seguinte maneira:

AS QUALIDADES DA ESPERANÇA DO CRISTÃO.

I – A esperança do cristão é viva (I Pe 1:3).

II – A esperança do cristão é salvadora (I Ts 5:8).

III – A esperança do cristão é segura (Hb 6:19).

IV – A esperança do cristão é bendita (Tt 2:13).

V – A esperança do cristão é eterna (Tt 3:7).

Verifique que você o tema e trabalha em cima dele em vários versículos bíblicos, facilitando seu trabalho e transmissão do mesmo para a classe de jovens.

Porém quando o assunto é jovem precisamos escolher um tema que chama atenção, pois é necessário prender atenção deles desde o começo de sua jornada.

Pregar para Jovens – 3ª Técnica = “Prendendo Atenção”

Esse é o nosso maior desafio quando pregamos para jovens; “mantê-los atentos à pregação da palavra de Deus”.

A escolha do estilo do sermão facilita muito nesse momento, como escolhemos o temático você pode pensar em inúmeros temas e depois escolher aquele que mais te chamar atenção, lembre-se que esse momento é crucial, pois o tema escolhido vai reger todo o resto do sermão. Vou dar algumas dicas de temas para facilitar sua escolha. Os temas precisam estar no contexto dos jovens.

Você é um dos Vingadores (Filme da Marvel)

Você é o cara (Profeta Daniel)

Quem te viu quem te vê (Mudança de vida)

Geração Pokemon

A Maior trepada do mundo

Este último tem um artigo falando sobre esse assunto, clique aqui e dê uma olhada.  Maior Trepada.

Procure usar palavras do dia a dia dos jovens, lugares e coisas do convívio deles, evite utilizar chargões que atrapalham o entendimento do seu sermão, seja o mais claro e simples possível. Sorria, deposite toda sua energia.

Conclusão

Pronto esta ai quase tudo que você precisa para desenvolver seus sermões com eficácia e clareza, por fim ganhe muitas almas para cristo. Porém nunca é tarde para investir em seu conhecimento, pois precisamos dar o melhor para nosso Deus. Vou indicar alguns cursos que vão te auxiliar e acrescentar muito seu conhecimento em Deus. Gastamos mais com pizza e coca cola do que com o Reino de Deus.

Faça um curso de Teologia: Teologia para Todos

Se possível compre livros de pregadores: Pregador com Facilidade

Pregação para Jovens – Técnicas para desenvolver uma mensagem.
4.5 (90%) 2 votes

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. mapanzene disse:

    dificel e pregar a msg de DEUS pra jovens.