Qual Significado da Páscoa?

Vamos neste artigo tratar da festa mais importante do povo Hebreu (Judeu), a “Páscoa”. A Páscoa faz parte de uma das santas convocações, que os Judeus comemoram até os dias atuais.

O povo de Israel ainda estava no Egito, quando o Senhor ordenou a última das dez pragas – A Morte dos Primogênitos. Através de Moisés e Arão, o povo recebeu a orientação para matar um cordeiro sem defeitos e passar o sangue nos umbrais das portas, ficando todo dentro da casa. O Anjo da Morte ao passar pularia a casa onde visse o sangue do cordeiro.

“Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomará das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.” Êxodo 12. 1-7

Qual Significado da Páscoa

O que é a Páscoa?

Chag Pessach = Festa da Páscoa.  Pessach/Páscoa  =  Libertação/Passagem.

Páscoa é uma festa que fala de libertação e promessa. Libertação da opressão da escravidão para uma terra livre, promessa de uma terra próspera, que mano leite e mel.

Esta festa aponta diretamente para o Messias Yesgua = Jesus, que viria e já veio, e foi chamado de Cordeiro de Deus. Através da Sua morte, Seu sangue derramado na cruz do Calvário trouxe libertação a todo aquele que nEle crê. Basta crermos de coração e confessarmos Jesus como nosso Salvador, para que Seu precioso Sangue seja passado nos umbrais e verga de nosso coração, trazendo purificação de todo pecado, trazendo vida eterna.

Abraão creu na promessa, por isso é chamado de “Pai da Fé”. Não viu e creu. O Messias ainda não tinha vindo Abraão não havia visto a terra prometida, mas creu no Deus da promessa.

Quais dias comemora-se a Páscoa?

A comemoração da Festa da Páscoa começa no 14º dia do mês de Nissan, com a lua plenamente cheia. No mês de Nissan, também se inicia a estação das flores, primavera, por isso, popularmente o povo denomina a comemoração da Festa da Páscoa de Festa da Primavera.

O Senhor ordenou que a Páscoa fosse uma festa comemorada perpetuamente, no décimo quarto dia do mês de Nissan. Não houve nenhuma mudança na data ou forma de comemoração depois da vinda do Messias.

Assim como antes de Deus haver estabelecido a Páscoa não houve nada semelhante, após seu estabelecimento, não houve nenhuma mudança, Jesus comemorou Sua última Páscoa, tomando vinho, comendo pão asmo. Enfim, ao comemorar Sua última Páscoa (Lucas 22:14) Jesus, disse a seus discípulos que toda as vezes que comessem o pão sem fermento, lembrassem do Seu corpo sem pecado que seria ferido por causa dos pecados da humanidade; ao tomar o vinho, lembrassem do Seu sangue que seria derramado para salvação de todos só que cressem nEle. Vinho e Pão são os principais alimentos da Páscoa, foi então instituído a Ceia do Senhor.

Páscoa. Por que ovo de chocolate?

Não há uma mensagem na Bíblia que justifique a comemoração da festa da Páscoa no Domingo – “Domingo de Páscoa”, a comemoração é no 14º dia do mês de Nissan, assim como, não há nenhuma orientação para presentar com ovos de chocolate “botado” pelo Coelho da Páscoa, aliás, na Bíblia, o coelho é tido como animal imundo (Deuteronômio 14.7)

Embora as origens do coelhinho da Páscoa não estão bem definidas, parece que a escolha do coelho como símbolo para comemorar a Páscoa é devido à sua grande capacidade conhecida de procriação, de grande valor simbólico numa festa dedicada à Primavera (no Hemisfério Norte) e à fertilidade da terra.

Na Alemanha, o coelho era o símbolo de uma deusa adorada pelos germânicos e anglo-saxões, Isthar ou Ostara (que deu origem a palavra Ostern: Páscoa, em alemão e Easter, em inglês), cujas ilustrações sempre apareciam as lebres, seus animais preferidos e em sua honra se celebrava uma festa durante o mês de abril. Originalmente esta festa servia apenas para homenagear a deusa teutônica. No século VIII, os anglo-saxões transferiram o nome de Easter também à festa cristã que celebra a Ressurreição de Cristo, adaptando o nome da festa pagã às tradições cristãs.

A partir do século XIX, começaram a fazer bonecos de chocolate e de açúcar na Alemanha, porque começou a circular entre a população  uma lenda de que um coelho foi preso junto ao túmulo de Jesus e presenciou a sua ressurreição. Tendo testemunhado o milagre dizia-se, então, que foi o animal escolhido como o mensageiro para comunicar e lembrar às crianças a boa notícia, distribuindo ovos pintados (vale lembrar que a origem de se esconder ovos na Páscoa também foi adaptado e associado ao calvário sofrido por Jesus).

No Brasil, os primeiros relatos do coelho da Páscoa remontam com a chegada dos imigrantes alemães.

Porém como dito no inicio deste artigo a Páscoa, deve ser lembrada pela morte e ressureição de Jesus, não podemos deixar-nos levar por tradições e mitos.

Qual Significado da Páscoa?
5 (100%) 1 vote

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!