Quem foi o Arcanjo Miguel?

Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Clique AQUI para saber mais…

Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Apocalipse 12:7.

Hoje vemos alguns pessoas afirmando que o Arcanjo Miguel é o próprio Jesus, vamos neste artigo explicar quem é Miguel e se ele é Jesus.

Primeiramente vamos definir o que é Anjo; Anjo é uma criatura espiritual que habita no céu e tem a função de mensageiro entre Deus e os seres humanos.

Segundo o que é um Arcanjo; Arcanjo é um anjo que tem um certo nível de liderança sobre os demais, no caso o próprio Miguel é chamado de arcanjo, levando nós a entender que ele era superior aos demais anjos, mas continua sendo anjo.

Vamos entender o que são anjos para respondermos a questão sobre Miguel.

Quem foi o Arcanjo Miguel

Quem são os Anjos?

Há uma falsa doutrina que ensina que os anjos não existem. Nessa concepção, eles são apenas “invenções de imaginações muito religiosas”. Por isso, antes de qualquer coisa, é necessário esclarecer que a existência e o ministério dos anjos são fartamente ensinados na Bíblia Sagrada.

Só no Antigo Testamento, encontramos 108 alusões aos anjos; no Novo Testamento, o número é ainda maior: 165 referência. Por isso, deixemos, então, as especulações e as teorias humanas de lado, e fiquemos com a revelação das Escrituras Sagradas.

A existência dos anjos não pode ser ignorada. Eles são seres espirituais criados por Deus, com uma natureza superior à dos humanos. Na terra ou no céu, estão sempre a serviço de Deus. As Escrituras os chama de legião ou exército: “Jacó também seguiu o seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus. E Jacó disse, quando os viu: Este é o exército de Deus”. Genesis 32: 1-2. Sempre estão sob as ordens do Senhor do Exércitos. “Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?”. Matheus 26:53.

Qual a Origem dos Anjos e Arcanjos?

É bem claro para nós, como já mencionado neste artigo, que os anjos foram criados por Deus: …pois mandou ele, e foram criados (salmos 148:2). 

Em outra parte das escrituras sagradas, diz da mesma forma sobre as obras criadas, incluindo os anjos: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” (CL 1:16). Portanto, se os anjos são criaturas de Deus, eles não existem desde a eternidade. Quando, então eles foram criados?

A bíblia não é clara quanto ao tempo exato da criação dos anjos. Há quem defenda, porém, que a criação deles ocorreu quando Deus criou os céus e algum tempo antes de Deus ter criado a terra. Entretanto, como nas Escrituras não encontramos nada além de indícios, precisamos nos conformar com o fato de Deus não nos ter fornecido muitas informações sobre o tempo da origem angelical.

Onde habitam os Arcanjos e Anjos?

Há, pelo menos, dois textos nas escrituras sagradas, nos quais alguns autores se baseiam para sugerir que a morada dos anjos é na terra. Ambos, ao se referirem ao movimento dos anjos entre os céus e a terra, colocam o ato de subir em primeiro plano: … os anjos de Deus subiam e desciam (GN 28:12); … os anjos de Deus subindo e descendo (Jo 1:51).

No entanto, pensar assim não é bíblico. Os textos em questão somente descrevem ministrações de anjos, da parte de Deus, para os santos, aqui na terra.

Há um bom número de textos bíblicos que se referem aos anjos como habitantes do céu: E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela”. Matheus 28:2. “E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória”. Apocalipse 18:1.

Conclusão.

Analisamos neste artigo; quem são os anjos, qual sua origem e onde habitam, embora este assunto tenha bem mais informações não trabalhada por nós, pois o assunto angelical é mais extenso, porém cremos que com essas informações conseguimos definir o assunto principal do artigo; Quem era o Arcanjo Miguel?

No entanto não sabemos sobre a pessoa deste anjo, mas podemos afirmar que ele não era Jesus, embora muitas vezes citado na Bíblia Sagrada como o um anjo sempre à frente da batalha, isso não evidencia que ele seja Jesus. Por se tratar de um arcanjo (chefe do anjos), seu nome é tão evidenciado na bíblia.

Tanto os Arcanjos como os anjos tem a mesma origem, criados por Deus, sendo Jesus o Senhor do Exércitos, e criador de todas as criaturas, evidentemente ele não pode ser comparado com um anjo ou ser um anjo.

Caindo então por terra todos os argumentos que afirmam Jesus ser Miguel.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. João 1: 1-3.

Versão do Artigo Quem foi o Arcanjo Miguel? Em Vídeo

Quem foi o Arcanjo Miguel?
3.2 (63.33%) 30 votes
Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo? Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • e vi descendo do ceu o arcanjo mikayau

Junta-se a Mais de 1450 Irmãos em Cristo e Receba Nossos Artigos Em seu E-mail

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Eduardo disse:

    Jesus é um ser especial que tentou ser exemplo para o humano, na educação, respeito, honra, humildade, simplicidade, igual ao outro, ou seja um modelo único para que nós seres humanos o imitamos. Deus esteve com o homem, se o homem tivesse o conhecimento divino, identificava plenamente a divindade de Jesus. Em João 8:28, Jesus disse que quando vissem o Filho do Homem a ser erguido na cruz, então o homem ia ver que ” eu sou ele”…. o conhecimento do homem é limitado na espiritualidade. Eu acredito com a minha fé e debato com todos, junto às TJ que Jesus é Deus. Obg. Amém