SERIE FAMILIAR – O PAPEL DO ESPOSO  

Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Clique AQUI para saber mais…

Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

 

TEXTO: “Vós maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo Amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.25).

INTRODUÇÃO:

Graça e paz caros leitores, vamos dar continuidade serie de lição sobre a benção de Deus para homem e mulher que é o casamento, esperamos desde já que você goste desse conteúdo.

Nesse artigo vamos falar especificamente, sobre o papel do marido no matrimônio. É imprescindível que os homens conheçam seu papel dentro do casamento. Muitos relacionamentos terminam em nossos dias justamente pela negligência, por parte dos maridos, em cumprir seu papel para com sua esposa.

Talvez, muitos esposos hoje precisam rever suas vidas conjugais e reavaliarem a maneira como têm desenvolvido o seu papel no casamento. Esperamos em Cristo que isso aconteça, pois, o Evangelho produz mudança!

Deus deseja falar aos esposos nessa noite. Deseja tratar com eles por meio de sua Palavra! Utilizaremos como base para a nossa reflexão o texto de Paulo aos Efésios 5.25-29. Abra sua Bíblia e seu coração! Vamos aprender sobre o papel do esposo no casamento.

O PAPEL DO ESPOSO É AMAR SUA ESPOSA

O Papel do esposo no relacionamento conjugal é, acima de tudo, amar sua esposa! Não existe matrimônio bem-sucedido sem amor. O amor é a base; o fundamento; o solo sobre o qual repousa um casamento feliz.

Por isso o conselho de Paulo aos maridos não poderia ser outro senão este: “Maridos, amai vossa mulher”. Este é o papel do esposo em relação a sua mulher: devotar-lhe amor! Segundo Hendriksen, “a principal característica deste amor, todavia, é que ele é espontâneo e abnegado, pois ele se compara ao amor de Cristo por meio do qual a si mesmo se deu pela igreja. Amor mais excelente que este é inconcebível”.

A mesma ordem de amar a esposa é repetida por Paulo aos Colossenses, enfatizando assim, o claro papel dos esposos no casamento: “Maridos, cada um de vós ame sua mulher…” (Cl 3.19).

É oportuno este mandamento em nossos dias – como em todos os tempos, é claro. Muitos casamentos estão esfacelados, pois os maridos são incapazes de amar suas esposas. Isso se deve em grande parte, a concepção de amor difundido em nossa sociedade. Para as pessoas de nossa cultura amor é sentimento; paixão; doses elevadas de emoção ou a maneira “romantizada” como muitos enxergam a vida conjugal.

No entanto, amar, de acordo com as Escrituras, vai muito além. É mais do que sentimentos oscilantes de paixão; é mais do que emoção ou sentimentos.

Amar é comprometer-se com o cônjuge num compromisso inviolável; é viver em benefício do outro; é devotar-se; é perdoar incondicionalmente; é cuidar espontaneamente; é proteger sacrificialmente; é relevar o mau humor; é permanecer ao lado no sofrimento, na doença, na pobreza, nos dias mais difícil da caminhada.

Nas palavras de Paulo: “O amor é paciente; é benigno; o amor não arde em ciúmes; não se vangloria; não se orgulha, não se porta com indecência, não busca os próprios interesses, não se enfurece, não guarda ressentimento mal; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (I Cor 13.4-5, 7). Este é o amor que o marido deve ter por sua esposa!

O PAPEL DO ESPOSO É CUIDAR DE SUA ESPOSA

Já vimos que, de acordo com o texto que estamos estudando, o papel do marido no casamento é amar sua esposa. Mas, Paulo, prossegue, e nos diz, ainda que, o papel do esposo em relação a sua esposa é também, o de cuidar dela. Este cuidado não é tão simples quanto parece.

Em primeiro lugar, ele deve ser espiritual. Paulo afirma que os maridos devem amar suas esposas “como Cristo Amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para santificá-la” (v.25-26). Todo marido deve cuidar de sua esposa no aspecto espiritual.

A verdade, entretanto, é que isso é raro de acontecer. Tem marido que não ora com e nem mesmo por sua esposa. Inúmeros são os casais que não jejuam juntos; que não leem a Bíblia juntos; que não estudam a lição bíblica, etc.

O pastor Hernandes Dias Lopes, afirma acertadamente que o esposo deve ser a pessoa que mais exerça influência espiritual sobre sua esposa. Afinal de contas ele é o sacerdote do lar! Em segundo lugar, o cuidado do esposo por sua esposa deve ser emocional. Muitos esposos são incapazes deste cuidado.

São estúpidos; grosseiros; infiéis; egoístas e machistas. Mulheres são, em geral, muito mais sensíveis do que os homens. Por isso, todo esposo deve estar atento ao coração de sua esposa.

A palavra utilizada por Paulo no v.29, cuidar, significa literalmente acariciar. Quando foi a última vez que você fez algo além de amoroso, romântico para a sua esposa? Qual foi a ultima vez que a surpreendeu com uma demonstração de amor e carinho? Os vossos filhos sabem que vocês se amam? Pense nisso!

“O marido precisa ser sensível às necessidades emocionais e sexuais da esposa. O marido precisa aprender a ser romântico, cavalheiro, gentil e cheio de ternura”. Não é sem razão, que muitas esposas se encontram profundamente desmotivadas com seu casamento, pois não recebem de seus cônjuges a atenção, o amor e o carinho necessários.

Talvez, você, esposo, esteja com seu casamento por um triz, pois descuidou de sua esposa “com “reuniões intermináveis, com televisão, com internet e com roda de amigos”.

Diante da Palavra de Deus, mude! Dê atenção a sua esposa! Seja amoroso, romântico e carinhoso! Cuide dela espiritual e emocionalmente! Deus espera isso de você.

CONCLUSÃO:

Muitas esposas em nossos dias são “viúvas de maridos vivos”. Esses maridos são, em geral, homens que não amam, nem cuidam de suas esposas como deveriam. No entanto, Deus deseja restaurar lares; reconstruir casamentos; refazer vínculos emocionais rompidos; unir corações separados.

Isso pode acontecer através de você esposo! Ouça a Palavra de Deus hoje. Ame sua esposa como Cristo Amou a sua igreja: de maneira altruísta, sacrificial e incondicional. Comprometa-se hoje em devotar mais atenção a ela.

Cuide dela espiritualmente. Ore, jejue e leia a Bíblia com sua esposa. Não descuide também do seu coração. Seja carinhoso; romântico; atencioso. Surpreenda-a! Dê a ela presentes! Leve-a para sair! Cumpra seu papel diante de Deus e dela! Deus espera mais de você e de mim.

 

SERIE FAMILIAR – O PAPEL DO ESPOSO  
3.8 (75.56%) 9 votes
Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo? Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

Junta-se a Mais de 1450 Irmãos em Cristo e Receba Nossos Artigos Em seu E-mail

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!