Sua ceia agrada Jesus?

Natal chegando, família se preparando para a famosa “Ceia Natalina”, onde todos colocam suas melhores roupas, vão para sala, esquecem todos os maus entendidos do ano vigente, deixam o espirito natalino entrar, então começa aquela festa que muitos acham maravilhoso.

É neste cenário que quero falar sobre os Ingredientes Ceia, ou os ingredientes que deveriam estar na vossas mesas no dia 24 a noite, para o jantar Natalino. Sem mais delongas vamos ao que interessa.

Ingredientes da Ceia

Ingredientes da Ceia

A tradição tem os seguintes ingredientes na mesa: “Fruto da Vide, Pão Asmo, Ervas Amargas, Verduras, mergulhadas em uma mistura de água e vinagre e outras especiarias; Também carne assada e ovo cozido”.

Estes ingredientes são símbolos que foram cumpridos por Jesus durante seu último tempo de vida como Filho do Homem. O prato com os componentes da Ceia está colocado na mesa, com um lugar para cada ingrediente.

Qual sequencia dos Ingredientes da Ceia?

Tomar o cálice de Vinho era o primeiro ato da Ceia, este ato de beber o primeiro Cálice, era chamado de “Cálice de Santificação”. Este cálice e o pão sem fermento é celebrado na Santa Ceia nas igrejas evangélicas, lembrando a morte de Jesus Cristo até que ele volte novamente.

Era tomado o cálice e cantado cânticos do Salmo 113 e 114. Em João 13 vemos este ato de Jesus cumprindo esta parte da cerimonia. Depois do cálice, era obrigatório lavar as mãos antes de começar a comer os pães asmos.

Este gesto é uma purificação simbólica, lavam-se as mãos espirrando a água com limão da mão esquerda na direita e depois da mão direita na esquerda.

Após esse ato, o pão sem fermento é passado, quebra-se este, fica com um pedaço e passa a parte maior para a pessoa ao lado. Jesus cumpre esta, parte, pois mesmo sendo Rei, ele veio ao mundo com servo e viveu como servo até o fim, oferecendo em seus ensinos o Caminho para a vida eterna,

Significado dos Ingredientes da Ceia

Já vimos o cálice e o pão asmo, em nosso artigo sobre “O Significado da Páscoa” temos mais informações sobre estes elementos.

Ervas Amargas; Para as ervas amargas usa-se a raiz forte. Significa a vida distante de Deus, amarga, sofrida e em pecado. Tanto é para lembrar a vida do povo no Egito, como também é para lembrar a nossa vida sem Jesus Cristo, pois quando estamos longe de Deus estamos escravos do pecado e sem saída. Jesus cumpre isso, quando separado do Pai, sofre o peso do pecado de toda humanidade.

Verduras Amargas; As verduras amargas devem ser molhadas no sal e comidas aos bocados. Esta parte significa o tempo de escravidão. Da mesma forma que o povo hebreu foi escravo dos egípcios, o povo escolhido é escravo do pecado. Toda Humanidade é escrava do pecado sem a expiação pelo sangue, que foi o sacrifício oferecido por Jesus.

O preço de resgate da escravidão é pago por Jesus Cristo, sendo ele mesmo mergulhado na morte como a verdura no vinagre, a amargura está por ser cumprido na cruz e testificado pelo próprio centurião que coordenava toda execução.

Maço de Salsinha: Salsinha é molhado na água com sal. Representa o novo começo da vida do povo, a ressureição da vida, criada e sustentada pelo Deus. Ora-se benção do pão sem fermento.

Este maço de salsas ou salsa representa o hissopo. O hissopo é um tipo de erva do Mediterrâneo, usada com vinagre para curar feridas, doenças do estomago ou mesmo para tirar dor.

Pasta de Maçã e Nozes: É a mistura de maçã, nozes, misturadas com vinho. Este é o símbolo da mortalha usada pelo novo enquanto era escravo e construía o reino do Faraó.

Jesus também cumpre este símbolo profético, sua túnica e a própria capa foi retirada, ele ficou nu para ser crucificado. Conforme a profecia de Salmos 22.18, rasgam sua túnica e jogaram sorte pela capa.

Carne assada: Esta é a carne da oferta voluntária. A carne era do cordeiro separado durante a purificação e morto no dia da Ceia. Deveria ser assado e não poderia quebrar nenhum osso do cordeiro. As partes que sobrassem não poderiam ser aproveitadas e sim queimada antes do nascer do sol.

Ovo Cozido: o povo judeu conhece a perseguição e dificuldades. O ovo cozido e grelhado simboliza o sacrifício substituído, desde a época da destruição do Templo.

A forma do ovo significa a eternidade, não tem um começo e um fim. O ovo grelhado é para lembrar que o Templo e os muros da cidade foram queimados.

Conclusão

Bom ai esta os ingredientes da Ceia que é mencionada na Bíblia sagrada, no dia 24 de dezembro vemos muitas famílias preocupadas com a Ceia Natalina, se analisarmos provadamente cada ingrediente informado veremos que não tem nada a ver com a sua Ceia Natalina;

Leia também nossos artigos relacionados com natal e previna-se contra os desejos do maligno. “Cristão pode montar arvore de Natal?

Sua ceia agrada Jesus?
5 (100%) 1 vote

Receba Estudos Bíblicos Grátis 

Coloque Seu Email no Formulário

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!